Vitiligo: entenda melhor sobre essa doença autoimune

Vitiligo: entenda melhor sobre essa doença autoimune

O vitiligo é uma doença autoimune que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, e o surgimento de manchas em todo o corpo.

A doença pode afetar pessoas de todos os tipos de pele, mas costuma ser mais perceptível em pessoas com pele mais escura. Sem muitos sintomas, não coça, arde ou dói e também não é contagiosa, porém afeta a aparência, causando baixa autoestima e um gatilho para o surgimento de problemas psicológicos, como a depressão.

Tipos

Unilateral ou segmentar: Caracteriza-se pelo surgimento repentino de uma mancha, que cresce em determinado período e depois estaciona. Também tem como característica aparecer apenas de um lado do corpo.

Vulgar: Pode aparecer em qualquer lugar do corpo. Tende a ser simétrico e evoluir em surtos. Surgem algumas manchas, depois o processo para; após um período, surge novamente e aumenta cada vez mais. Manifesta-se em várias partes do corpo.

As causas são desconhecidas, sabe-se que a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzir melanina – o pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos.

O vitiligo não é uma doença genética, mas ter parentes próximos com a doença aumenta as chances de apresentá-la também. Alterações emocionais, estresse excessivo e perdas importantes (como morte) podem facilitar o surgimento das manchas.

Vitiligo não tem cura definitiva, mas é sim possível controlar.

O tratamento precoce garante melhores resultados, e além disso, alguns medicamentos podem ajudar a melhorar a aparência da pele, como corticoides em esquemas de pulso terapia e vitaminas antixoxidantes, é importante também o controle do estresse e garantir uma boa alimentação (evitando alimentos inflamatórios que contenham glúten, leite e derivados, e açúcar em excesso). Além disso, podemos realizar também o transplante de pele sã, para corrigir a hipopigmentação, no vitiligo estável.

Consulte seu dermatologista. Conheça a Clinica Paula Penna .