Celulite infecciosa

Celulite infecciosa

Ao contrário da popular celulite, a Celulite Infecciosa ou bacteriana acontece quando bactérias conseguem entrar na pele, infectando as camadas mais profundas e causando sintomas como vermelhidão intensa na pele, dor e inchaço. Ela pode causar graves complicações como septicemia, que é a infecção geral do organismo.

Os sintomas mais comuns são:

• Dor no corpo e local afetado;
  • Regiões vermelhas pelo corpo;
  • Bolinhas vermelhas na pele;
  • Sensação de calor na pele;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Pequeno inchaço na pele com produção de pus;
  • Mancha no local afetado, com sensação de queimação;
  • Inchaço no local;
  • Ínguas perto do local afetado.

A Celulite Infecciosa acontece quando a bactéria do tipo Staphylococcus ou Streptococcus conseguem penetrar na pele. Por isso, este tipo de infecção é mais comum em pessoas com feridas cirúrgicas ou cortes e picadas que não foram corretamente tratados ou que não estão cicatrizados.

Pessoas com certos problemas de pele que possam causar cortes têm maior risco de desenvolver um caso de celulite infecciosa, como: eczema, dermatite ou micose. Assim como pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou diabetes, por exemplo.

A diferença entre Celulite Infecciosa e Erisipela

É muito comum que se confunda estas duas doenças, pois os sintomas são muito parecidos, a principal diferença entre ambas é que, a celulite infecciosa atinge camadas mais profundas da pele, e a erisipela, a infecção acontece mais na superfície.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos orais, por se tratar de uma infecção bacteriana. Geralmente os sintomas melhoram em 10 dias após o início dos antibióticos, mas é importante que a pessoa repouse e mantenha o membro afetado elevado, de forma a reduzir o inchaço e a dor. É de extrema importância que o caso seja acompanhado por um dermatologista.