Rosácea

Rosáceas

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, cujos sintomas envolvem áreas com vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade, é mais frequente em mulheres, mas também pode atingir os homens. Pode ser facilmente confundida com a acne, pois além de vermelha a pele pode apresentar lesões parecidas com as espinhas e por esse motivo, durante muito tempo foi chamada de acne rosácea. Mas, ao contrário da acne, a origem da rosacea ainda não é conhecida e não existe um completo entendimento sobre seu mecanismo de ação, mas, existem fortes indícios da influência de fatores psicológicos (estresse).

Uma série de fatores podem desencadear ou piorar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele. Alguns destes fatores incluem:

• Estresse, raiva ou vergonha;
  • Álcool;
  • Alimentos picantes ou muito quentes;
  • Banhos muito quentes;
  • Exercício físico;
  • Exposição ao sol;
  • Uso de medicamentos como corticosteroids ou vaso-dilatadores.

Existem quarto tipos clássicos de rosáceas:

Subtipo 1: Eritemato-telangectasica | A pele fica com um tom avermelhado e com os vasos dilatados e evidentes, principalmente na região centro facial, próximo as bochechas e asas nasais. Pode se agravar por diversos fatores como: álcool, sol, estresse, exercícios físicos e calor.

Subtipo 2: Papulopustuloso | Nesse caso, além do tom avermelhada também surgem lesões pápulo-pustulosas, como se fossem espinhas.

Subtipo 3: Fimatoso (Rinofima) | Esse é o tipo menos comum. A pele, torna-se espessada, rígida, bastante avermelhada e com poros dilatados. A rosácea fimatosa é caracterizada pelo aumento de áreas como as glândulas sebáceas do nariz.

Subtipo 4: Ocular (pode acompanhar qualquer um dos outros e vir sozinho também) | Como o nome já diz, este tipo acontece na região dos olhos. O indicativo da doença é uma inflamação (chamada de blefarite) com avermelhamento e descamação na área dos cílios.

Como tratar

Não há cura para a rosácea, mas há tratamento e controle, com muitos avanços recentes. Com o tratamento adequado, na maioria dos casos, é possível controlar os sintomas e evitar que a doença se agrave. A pele com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Por isso é fundamental uma avaliação medica para o tratamento correto de acordo com o grau da doença.