Queda de cabelos

Doenças / Tratamentos

Queda de cabelos

Por que o cabelo cai?

É normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia.

A queda de cabelo é um processo natural que faz parte da mudança do ciclo capilar, todo fio tem um tempo de vida. Ele nasce, cresce e, por fim, cai.

Normalmente, 85% dos fios do couro cabeludo estão crescendo enquanto o restante está em eflúvio (período de queda). Ou seja, é normal que o cabelo caia ao lavar ou pentear. Com a raiz ativa, logo inicia-se o crescimento de um novo fio que substitui o que caiu.

Porém, ultrapassar essa quantidade pode significar que a estrutura capilar está fragilizada, por isso a atenção deve ser redobrada.

Nos casos de queda excessiva, pode ser sinal de que algo está errado. Diversos fatores interferem na saúde do cabelo, como procedimentos químicos em excesso (coloração, progressiva, relaxamento), falta de vitaminas, anemia, estresse, hormônios, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e até dermatite seborreica (caspa), envelhecimento, hormônios, dietas, uso de medicamentos

Quando se preocupar?

Primeiramente, é fundamental que se faça uma distinção entre queda de cabelo e calvície. Os homens são os mais afetados pela calvície (alopecia androgenética), mas também podem sofrer deste problema.

A calvície é a falta de cabelos na cabeça. A perda dos cabelos pode ser progressiva, no caso da calvície masculina, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata.

Já a queda de cabelo anormal pode ser um sinal de algum problema de saúde, ou déficit de alguma vitamina importante para o corpo.

Mas sem pânico! Esse quadro não leva à calvície, pois todos os cabelos que caem serão repostos por novos fios!

Causas Frequentes

Existem duas causas bastante frequentes, a anemia, consequência de uma alimentação pobre em alimentos com ferro. Para reverter o caso, é importante comer mais alimentos ricos em proteína e vitamina C, que contribuem para a absorção do ferro pelo organismo. Outra causa é a disfunção da Tireoide, que também causa a queda de cabelo por uma questão hormonal.

Outras causas são:

  • Genética;
  • Excesso de estresse;
  • Pos Parto
  • Doenças autoimunes;
  • Dietas radicais;
  • Uso de antidepressivos ou outros remédios.

Cuidados para evitar a queda de cabelo

Para evitar este problema, mantenha o cabelo fortalecido e saudável, utilize produtos antiqueda e fortalecedores, a higiene correta faz com que os fios não se desprendam da raiz com facilidade. A dermatite seborreica também favorece a queda, neste caso, produtos anticaspa são indicadas para tratar o couro cabeludo e amenizar o problema.

Tenha uma alimentação saudável, rica em minerais, vitaminas e proteínas, pois isso reflete diretamente na saúde capilar, e não se esqueça de ingerir bastante líquido.

Outra dica é, evite dormir ou prender o cabelo quando ainda está molhado. Esse hábito favorece o surgimento da caspa, e causa a proliferação de fungos e bactérias que acabam enfraquecendo a raiz. Além disso, lavar o cabelo com água quente também provoca dermatite seborreica no couro cabeludo, aumentando a queda dos fios.

Tratamentos oferecidos pela Clínica Paula Penna

  • Primeiramente diagnostico correto da causa
  • Tratamentos clínicos, via oral, com suplementos e tópicos com tratamentos das dermatites e produtos antiqueda
  • MMP- microinfusao de medicamentos percutâneo
  • microagulhamento

Comments are closed.