Pintas: quando devo procurar um dermatologista?

Dicas

Pintas: quando devo procurar um dermatologista?

As pintas normais ou nevos são pequenas manchas que aparecem na infância até a idade adulta. A maioria delas surge em decorrência da genética e da exposição solar.

Podem ser planas ou salientes, acastanhadas ou enegrecidas de formato arredondada ou ovalada.

Já os nevos atípicos (ou nevos displásicos) são nevos não usuais, que podem parecer um melanoma. São lesões maiores, podendo ser irregulares no formato e possuir vários tons.

Geralmente é hereditário e pessoas com histórico familiar de melanoma (clique aqui para saber mais) são mais propensas a desenvolvê-lo. Por isso é muito importante monitorar as pintas, realizar o autoexame, fazer visitas regulares ao dermatologista e usar proteção solar diária.

Desse modo, as pintas que causam preocupação são aquelas planas de cor negra e assimétricas. Assim como as com bordas irregulares e colorações variadas no seu interior (branca, marrom, cinza, negra).

Prevenção

Pessoas com risco elevado para melanoma devem permanecer alerta. Os fatores de risco são:

  • Olhos, cabelos ou pele clara;
  • Sardas;
  • Muitas pintas;
  • Histórico pessoal ou familiar de melanoma ou de cânceres não melanoma, como o de pâncreas;
  • Sensibilidade ao sol;
  • Incapacidade de se bronzear; queimaduras solares frequentes ou intermitentes;
  • Grande nevo presente desde o nascimento ou nevos displásicos.

Melanomas iniciais podem ser muito parecidos com nevos atípicos, e somente um dermatologista, com o uso da dermatoscopia, pode identificar lesões suspeitas.

Por isso, prevenir-se é o melhor caminho, e qualquer lesão suspeita deve ser inspecionada e tratada o mais precocemente possível.

Comments are closed.