Melasma: você sabe o que é?

Doenças / Tratamentos

Melasma: você sabe o que é?

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na face, na maioria das vezes no rosto, mas também pode ocorrer em outros locais como braços, pescoço e colo.

Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.

Causa

A causa do melasma ainda é desconhecida, mas muitas vezes está relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento das manchas.

Como elas são?

As manchas são escuras ou acastanhadas, começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). Têm formato irregular mas bem definido, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes, tratamentos ou procedimentos inadequados podem piorar e agravar a condição.

Tipos de Melasma

– Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).

– Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

– Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Fatores desencadeantes

– A principal causa é a exposição solar. A luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já tenha tratado anteriormente, por isso os casos aumentam no verão.

– Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide.

– Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la e podem piorar a condição.

Tratamentos

A proteção da pele é fundamental, pessoas com melasma devem utilizar um filtro solar potente, físico e químico, com FPS alto nas regiões afetadas. Em especial, procurar por filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

Você sabia que existem dois tipos de filtro solar?

1- Filtro químico, onde a molécula se combina com a radiação ultravioleta do sol e transforma a mesma em calor.

2- Filtro físico, onde a molécula funciona como barreira e reflete a luz ultravioleta, não deixando a mesma agredir a pele.

Saiba melhor sobre esta doença e como cuidar através do seu dermatologista. Ou ligue para nossa clinica e agende uma consulta com a Dra Paula Penna.

Comments are closed.