Estrias

Doenças / Tratamentos

Estrias

As estrias são cicatrizes que em muitas vezes causam danos nas mulheres por comprometer a estética e a autoestima.Uma queixa comum que ocorre de 5% a 35% da população, porém, atinge as mulheres cerca de 2,5 vezes mais que os homens.

Mas, porque atinge mais as mulheres?!

Alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento das estrias não ocorre nos homens, como por exemplo a gravidez. Na adolescência, o estradiol (um dos hormônios sexuais femininos predominantes, responsável pelas características sexuais secundárias) estimula um acúmulo de gordura nas regiões dos seios, das coxas e das nádegas, fazendo com que ocorra um grande estiramento da pele de forma rápida.

As estrias são cicatrizes que se formam em áreas propensas à distensão da pele, ou seja, quando há destruição de fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da cútis. Essas fibras são feitas para suportarem um certo limite, se ele for ultrapassado e elas forem esticadas demais, as estrias aparecem. As “linhas” das estrias são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme.

Tipos

Existem dois tipos mais comuns de estrias, é possível notar a diferença de cor quando ela aparece na pele, e quando ela já existe há algum tempo. Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, já as antigas ficam esbranquiçadas.

– Estrias avermelhadas: aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até que se pode ver a segunda (a derme), que é cheia de colágeno e vasos, por isso a coloração avermelhada. Estas, ainda podem ser tratadas com maior sucesso, e sua capacidade de se regenerar é grande. Podem também apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local.

– Estrias brancas: são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras da pele e essas possuem um tratamento mais complicado, pois uma vez formadas não desaparecem completamente.

Existem também as Atróficas, que apresentam-se deprimidas em relação à superfície da pele. E as Hipertróficas, que são muito altas com relação à superfície da pele.

O que pode causar?

Como são cicatrizes causadas pelo estiramento da pele, no geral, geralmente por um aumento do volume corpóreo, alguns fatores contribuem bastante para o aparecimento das tão temidas estrias, como: gravidez, aumento de peso, colocação de prótese mamária, uso de anabolizantes, ou por fatores hormonais como o uso de estrógeno e hormônios adrenocorticais. O uso prolongado de tratamentos com corticoides também podem desencadear estrias no corpo. Fatores genéticos também podem estar envolvidos.

Lugares mais comuns

Alguns lugares do corpo são mais propensos ao aparecimento das estrias, na puberdade por exemplo, normalmente acomete a lateral dos quadris e coxas também a parte interna, e em alguns casos, a região lombar.

Na gravidez, geralmente se distribuem no abdome, ao redor da cicatriz umbilical, podendo acometer também a região glútea, coxas e flancos, quando a gestação é acompanhada por um ganho excessivo de peso.

Geralmente, aparecem nas áreas de maior acúmulo de tecido adiposo.

Como evitar

Não existe uma maneira 100% eficaz para evitar o aparecimento das estrias, mas, é possível reverter o caso antes que ela se torne permanente, pois as estrias vermelhas são as que respondem melhor aos procedimentos.

Um cuidado muito importante é controlar o ganho de peso, evitando que a pele sofra grandes distensões.

O uso de cremes hidratantes e óleos, embora não haja evidência científica de correlação com a prevenção de estrias na gestação, é uma prática comum, sendo benéfica para a manutenção da qualidade da pele.

Tratamentos oferecidos pela Clínica Paula Penna

  • Laser fracionado
  • Subcissão
  • Microagulhamento
  • MMP- Microinfusão de medicamento percutânea
  • Preenchimento com ácido hialurônico nas estrias atróficas
  • Peeling
  • Sculptra

Comments are closed.