Psoríase

Doenças / Tratamentos

Psoríase

psoríase é uma doença de pele bastante comum, que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas. Essas placas aparecem com maior frequência no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas pés, mãos, unhas e a região genital também podem ser afetados. A extensão da psoríase varia de pequenas lesões localizadas até o comprometimento de toda a pele.

A psoríase é uma doença crônica, autoimune – ou seja, em que o organismo ataca ele mesmo – não contagiosa e que pode ser recorrente. Ela tem gravidade variável, podendo apresentar desde formas leves e facilmente tratáveis até casos muito extensos, que levam à incapacidade física, acometendo também as articulações.

Os remédios indicados para tratar a Psoríase ajudam a combater a inflamação na pele, a coceira e facilitam a cicatrização e a regeneração das camadas da epiderme, devendo apenas ser usados quando recomendados pelo dermatologista.

Alguns bons exemplos de remédios indicados para tratar a psoríase incluem:

  1. Etretinato
  2. Isotretinoína
  3. Antralina
  4. Metotrexato
  5. Ciclosporina

Estes remédios são especialmente eficazes no início da manifestação da doença, fase em que a psoríase responde rapidamente ao tratamento, mas só devem ser utilizados sob prescrição médica.

Porém algumas dicas e tratamentos com remédios caseiros podem aliviar a psoríase:

  1. Consumir alimentos depurativos do sangue como agrião, açafrão e água de coco;
  2. Comer alimentos de cor laranja todos os dias;
  3. Usar pomadas ou cremes à base de Aloe Vera (manipulados a 50%);
  4. Banho de imersão com água e sal marinho.

Estes remédios ajudam a aliviar as lesões da psoríase e devem ser utilizados sempre que as lesões surgirem. Mas, assim como todos os outros medicamentos, estes não trazem a cura da doença e não impedem novas manifestações, somente trazendo alívio dos sintomas sempre que ela se manifestar.

Dia mundial da Psoríase

O Dia Mundial da Psoríase é celebrado anualmente em 29 de outubro.

A data tem o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre o que é a psoríase, uma doença crônica, não transmissível e que não tem cura.

A psoríase é uma doença crônica de pele relativamente comum, que provoca o surgimento de manchas vermelhas e ressecadas, que podem causar sensação de coceira ou ligeira queimação ou dor. Embora geralmente só afete a pele, a psoríase caso se agrave também pode acabar afetando as articulações, resultando em artrite psoriática.

Trata-se de uma doença inflamatória que provoca placas vermelhas com descamação. Os primeiros sinais se manifestam em torno dos 20 anos e afetam regiões como cotovelos e couro cabeludo.

Comments are closed.