Acne

O que é: A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres. As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Manifestrações clínicas: A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade. Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação). Existem basicamente 5 tipos de acne: a) acne grau 1: aquela em que predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos; b) acne grau 2: já apresenta as pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas amarelas de pus) c) acne grau 3: quando existem os nódulos inflamatórios, ou “espinhas internas” d) acne grau 4: nódulos e abscessos que se comunicam formando canais que drenam pus e deixam cicatrizes, muitas vezes quelóides; e) acne grau 5: quadro de acne grave em que há comprometimento sistêmico .
Tratamento: Apesar da acne juvenil ser um quadro auto limitado, ou seja, na grande maioria dos casos ela desaparece , ela deve ser tratada para se evitar cicatrizes permanentes, e pelo impacto psicológico que ela causa na vida dos adolescentes. O tratamento da acne visa controlar o excesso de oleosidade da pele, a formação dos comedões ou cravos, a população de bactérias presentes na pele, e a inflamação. Para isso, a higienização com produtos específicos é fundamental. Ela pode ser feita com sabonetes e géis de limpeza, geralmente à base de enxofre e ácido salicílico e outras substâncias antissépticas. Porém essa limpeza não deve ser excessiva (máximo de 2-3 vezes ao dia) pelo risco de irritação e ressecamento da pele. O tratamento da acne pode ser feito com medicações de uso local ou via oral, ou mesmo tratamento combinado, dependendo do tipo e gravidade da acne. Alguns medicamentos de uso local (géis, cremes, loções oil-free) possuem substâncias que controlam o excesso de produção de queratina e de sebo (retinóides como o adapaleno), substâncias que diminuem a população de bactérias e a inflamação local, como é o caso dos antibióticos tópicos e do peróxido de benzoíla, que também provoca descamação superficial da pele e previne o aparecimento dos cravos. Já o tratamento oral está indicado nos casos de acne inflamatória. Casos de acne grave, ou que já esteja deixando cicatrizes, está indicado o uso da isotretinoína via oral. Há ainda o tratamento com anticoncepcionais, indicados para mulheres com distúrbios hormonais. Deve-se entender que o resultado do tratamento não é imediato, requer tempo e a melhora não vai ser tão aparente até pelo menos 4 a 6 semanas ( ás vezes mais) desde o seu início. A manutenção desta terapia também é muito importante principalmente entre os adolescentes já que a doença tende a retornar sem a sua continuação. IMPORTANTE: O tratamento nunca deve ser interrompido precocemente e sem a orientação do médico.

109 Respostas para “Acne

  1. OI Doutora…
    Eu tenho 15 anos e tenhu mta espinha e cravos…quand eu tinha 14 anos passei acnase mais ñ andiantou mto passou um tempo resolvi esperimentar pumada minancola porem resolveu um pokinho ñ mto…então no mes de Novembro resolvi esperimentar o tal e mto flad AXEPSIA desd então no inicio adiantou..porem no passou alguns tempo pra ca o uso da axepsia tem deixad o meu rosto de um lad machad dizem q esa irritad..dizem q esta acontecend a mudança e por issu supendi o uso da axepsia e queria saber de vc o q é??e o q eu devo fazer???e qual seria o produto ideal pra tirar manchas e espinhas???

    • saionara
      antes de se preocupar com as manchas, você tem que controlar a acne. Se o produto que você está usando está irritando, é melhor parar e procurar um dermatologista.

      • flavia janinini

        oi estou usando para minha filha de 11 anos o vitacid gel devido a acne vulgar sendo que anteriormente tentamos fazer um tratamento convencional com sabonetes esfoliantes acnase asepxia enfim nada melhorava então optamos por um tratamento com retinoides simplesmente o resultado esta sendo maravilhoso, os efeitos adversos estão sendo tranquilos uma leve ardência, do resto apenas usar muito protetor solar e evitar a aplicaçao durante o dia

  2. eu tenho Acne e ja useei asepxia, anticoncepcional, tomei levedura de cervejaa e só aumentaa.. oq eu faço doutora ? tenho 16 anos e sofro mt com issoo . ;/

  3. Dra,
    Tenho 28 anos e Acne! Estou fazendo tratamento com Roacutam e realizo depilação do buço com cera quente, ainda não me ocorreu nada de estranho mas gostaria de saber se estou correndo algum risco?!!
    Obrigada!

  4. Oi doutora, meu problema com a acne é que controlei muito bem as espinhas e cravos em si, mas algumas marcas ocasionadas por elas não apresentam melhora. Por quê?

    • alex
      é assim mesmo, as marcas são mais difíceis de tratar, o ideal é procurar um dermatologista, fazer aplicação de laser de co2 fracionado ou outros, e demora, tem que fazer varias sessões.

  5. Olá Dra Paula.

    Tenho acne grau 3. minha dermatologista me receitou roacutan,gostaria de saber se consigo esse medicamento através do SUS.

  6. Oi Dr. Paula,

    Tenho 21 anos e estou fazendo uso de Isotretinoina para acne, estou na segunda semana e meus labios estao um pouco inchados e ressecados. Já estou pensando em parar o tratamento pois estou com muito medo de nao desincharem mais. Conheço uma pessoa que seus labios não voltarem ao normal mesmo depois de terminar o tratamento. Existe este risco mesmo? É normal os labios ficarem inchados e sensiveis durante o tratamento?

    Muito Grato pela atenção!

  7. É, deve ser algum caso isolado então. Muito obrigado!

  8. Boa tarde Dra Paula,
    Estou fazendo um tratamento de acordo com minha dermatologista, contra acnes que é Tetralysal 150gr (um por dia, durante 1 mês)+Protetor solar fator 30+ Epiduo a noite+ sabonete facial, que não lembro o nome. A minha dúvida é a seguinte: meu rosto do dia 06/07/2012 pra cá, está um pouco vermelho e ressecando bastante. Como não consegui falar com minha médica, encontrei seu site e resolvi perguntar. É normal esse ressecamento, posso fazer alguma coisa para melhorar? Trabalho em um ambiente com ar condicionado e até isso está me incomodando muito! Posso passar algum hidratante para ajudar na questão do ressecamento, pois minha pele está muito estranha! Grata

  9. Dra. Passei prestobarba pra depila e agr meus braços estao cheios de acnes. Oq eu faço ?

  10. boa tarde! dra paula,estou usando o cerazzete a pelo menos uns 3 meses e agora estou com muita acne,fui no dermatologista e ela mandou q eu use o papulles mais mesmo assim minha pele está muito irritada e vermelha está até ferindo,comprei a pomada dexametonal,será q estou no caminho certo? ou devo ficar só com o papulles? por favor me ajude estou muito triste com esse problema,e só tenho ginecologista dia 14/11 para v se posso trocar o anticoncepcional uma vez q tenho endometriose e ñ posso parar de toma-lo.muito obrigada.

  11. Dra Paula tenho 17 anos e muiiitas espinhas no rosto e nas costas e juntos com as espinhas muiitas manchas. Fui no dermatologista eele me indicou PEROXIDO DE BENZOLINA 5% CLINDAMICINA 3% GEL . Gostaria de saber para que serve. Se é para manchas ou se é para espinhas???? começei o tratamento a 1 semana. Obg

  12. Olá Dra. Eu faço tratamento de acne. Gostaria de saber se posso usar o Clindoxyl gel e alternar os dias com a Loção rosada da Secatriz (dermage), pois os dois contém ácido. Obrigado desde já.

  13. Dra. A minha pele tem tendencia a dar acne (sou pardo..), algumas inflamam e outras não, mas o grande problema é que deixam manchas.. então fui a uma Dermatologista daqui.. e ela me receitou VITACID ACNE para aplicar no rosto a noite.. AZELAN GEL para aplicar na região afetada pela manhã.. EFFACLAR BARRA para lavar o rosto 2x/dia e o BLOCSKIN 40 para aplicar nas áreas expostas 3/3horas.
    Comecei o tratamento no primeiro dia foi tudo bem.. já no segundo começou uma leve descamação, vermelhidão e ardor.. no terceiro amanheceu como se eu tivesse queimado de sol, pele do rosto super ressecada, criou uma grande descamação da pele (rosto).. então suspendi o VITACID ACNE. Será que esses medicamentos estão me fazendo bem? Agora estou com medo da pele do meu rosto não voltar ao normal, pois ainda está marcada e com descamação.. por favor me dê algum conselho.. já falei com a clinica (Dermatologista) e eles me orientaram a suspender o uso do VITACID ACNE até melhorar… e os outros? A minha pele (rosto) quando lavo fica muito seca e incomoda, o que posso fazer??

    Desde já, Grato.

  14. Olá Dra. paula,tenho uma dúvida sobre o roacutan.Estou usando roacutan genérico ha um mês e nesse intervalo fui a um clínico geral que me disse para fazer uma solução de protetor solar com rifocina e passar a noite no rosto,mas meu dermatologista disse que eu não deveria passar nada no rosto.Estou na dúvida se passo ou não?obrigada desde já.

  15. Doutoura, estou usando Vitacid para o tratamento de acnes. O que está me incomodando é que já vou para a 2 semana e a minha pele está descamando demais, uso protetor solar constatemente.
    3 x na semana estou esfoliando a pele com um creme esfoliante de micro esferas na pele para retirar as pelinhas mortas. A minha pergunta é: Posso fazer essa esfoliação ou ñ é recomendado? E quanto tempo demora para esse efeito desagradável passar?

    Desde já obrigada

  16. Oi doutora, tenho 20 anos e mts mts espinhas mesmo, minha gine me recomendou tomar elani ciclo mas ja faz 2 meses e nao vejo diferenca, demora assim mrsmo? Bjs

  17. Boa tarde doutora,estou no meu primeiro mês do roacutan (isotretinoína) e gostaria de saber se terei algum risco fazendo progressiva?

  18. Doutor a…fui ao.medico e ele me receitou papuless
    estou com acne…
    antes não tinha,mas agora já com 32 anos começaram.a aparecer geralmente na região do pescoço sempre do lado direito…
    imcomoda muito…
    esse remédio é bom?
    Me ajuda por favor..

  19. bom dia dr paula tenh 32 anos depois de velha me apareceram algumas espinha fui ao dermato e o mesmo me disse que era acne seborreica tomei 20 dias de tetraciclina senti melhora mas nao desapareceu totalmente por favor o que devo fazer gostaria de uma consulta obrigada erika

  20. Olá doutora! Eu não tinha problemas com acne durante minha adolescência, mas depois que engravidei, meu rosto nunca mais foi o mesmo… Tem bolinhas vermelhas, não são espinhas com pús, e às vezes elas coçam… sempre lavo e passo um creme… na menstruação elas pioram… não sei o que fazer… Abraços!

  21. dotora tenho uma espinha que ja faz mas de 2 meses que ñ morre o que fasso ela ta um catombinho nem fica amarela so vermelhinha e cossa muito e fica sempre umas casquinhas o que pode ser

  22. Dra. Paula,
    Minha filha tem 16 anos. Ela tem algumas espinhas no rosto q aparecem de vez em quando, o dermatologista disse q usasse normaderm, cetoconazol e protetor solar. Gostaria de saber sobre o uso de cetoconazol para acne. Obrigada

  23. DR .meu nome e Patricia tenho uma amiga que venho me procurar pois faço limpeza de pele ela esta com um comedão enorme entre os seios começou pequeno mais ela apertava e não conseguia tirar tudo e se formou um cisto duro com as boquinhas de comedoes tentei extrai-lo mais esta muito profundo e tem calculoso vermelhos por dentro ta muito intupido de sebo o que devo fazer tem algum calmante para dar uma desinfeccionada ate que ela va procurar uma dermatologista ou nao devo mexer.

    aguardo resposta

    att

    Patricia

  24. Ola doutora ,primeiro de tudo parabenizar vc pelo trabalho q faz , tomo a izitretinoina faz um mes meu dermatologista aumento a doze de 10 para 20 mlg por dia, queria saber se o tratamento ele e feito por qntidade de dozes ou por tempo (meses) em um mes o resultado foi encrivel obrigada

  25. Ola boa tarde… eu tenho acne e ja fiz 3 tto completos com o roacutan 40 mg por dia. E todad as vzs as espinhas voltaram denovo. Um amigo me disse que devo tomar o roacutan e quantas vzs for necessesaria e se for preciso fazer “varios” tratamento com o roacutan ate atrofiar a glandula é verdade:??

  26. Olá dr , estou fazendo o tratamento com roacutan faz 1 semana, gostaria de saber se tem alguma problema em fazer uma progessiva agora?

  27. Olá, gostaria de saber se posso usar differin junto com perióxido de benzoíla?

  28. Olá doutora, uso Roacutam e estou no oitavo mês. Nesse último mês, por estar inverno muito intenso, minha pele do rosto está descamando completamente, além de doer e coçar. Não estou no Brasil e por isso resolvi usar sem receita da minha dermatologista, o bepantol creme derma e a cortisona. GOSTARIA DA SUA OPINIÃO, se posso usar esses dois produtos concomitante com o roacutam? Tem algum problema?

  29. Olaa
    Gostaria de saber se cetoconazol serve para espinhas no.rosto ?
    Se caso a resposta.for.nao qual produto ou.pomada voce me indicaria ?
    Obg pela atencao
    Grata

  30. Doutora;
    Gostaria de saber se o vitacid trata cravos brancos! Estou com o rosto repleto deles e não sei o que está causando!
    O vitacid trata esses cravos?
    Abraço!
    Gisele

  31. estou usando o acido azelan e gostaria de saber se posso fazer progrssiva mesmo asuando acido,se traz algum risco pra pele
    obrigada desde ja

  32. Olá doutora , gostaria de saber se posso usar a pomada cetoconazol , minha espinha é grau 2 .
    Grata !

  33. Olá, boa tarde,
    Estou usando Vitacid 0,025, estou no segunda vez que passei, a recomendação é alternar os dias, um sim e um não. Não descamou nem nada, mas está aparcendo bolhinhas com pus tipo espinhas, e parece estar aparecendo mais manchas pelos rosto inteiro, mas não arde. O que pode ser? eu passo protetor varias vezes por dia, não saio no sol, só com sombrinha.

  34. Oi Doutora, eu faço tratamento pra acne com Epiduo (adapaleno e peróxido de benzoíla) há um ano. Mas não usei por um mês e minhas acnes (acredito que sejam de grau 2) voltaram. Eu queria saber se vou poder parar de usar, ou elas sempre vão voltar?

  35. Boa noite.
    Estou super preocupada com meu rosto antes saiam cravos e espinhas e desapareciam normalmente.
    Agora não saem muitas espinhas e enormes bem fora do normal de antes , e muitos cravos e quando somem deixam umas manchas escuras …
    Isso ta me deixando muito mal.
    O que devo fazer….
    Obrigada!

  36. Boa tarde Dr. Paula a minha dermatologista me receitou o vitacid gel devido a minha pele apresentar algumas asperezas, possuí cravos e algumas espinhas e também por ser bastante oleosa.
    Estou gostando do ácido porém em algumas áreas do rosto como queixo e bochechas estão bem avermelhadas e ardem até no momento de passar o protetor isso é normal?
    Outra coisa já usei diversos tipos de protetor solar e até hoje não encontrei um que se adeque a minha pele pelo fato de ser muito oleosa da zona T. A dermatologista me passou o episol color porem achei que deixou minha pele oleosa.
    Aguardo retorno obrigada

    • Se o acido estiver irritando, pare por alguns dias e depois volte em dias alternados eo 2-3x por semana. Vc ja tentou o anthelios airlicium? protetor solar e questao de gosto, vc tem que ir testando ate achar um que vc goste.

  37. ola
    usei o clindoxyl e minha pele esta vermelha grossa cocando e cheia de bolinhas

  38. Boa tarde Dr. comecei o tratamento com Epiduo faz uns 3 dias e acne piorou muito. Isso é normal?
    Minha dermato viajou e está incomunicável, estou bem preocupada.
    Grata,

  39. Tem problema usar clindoxyl e differin ao mesmo tempo?

  40. O meu dermato receitou differin, mas não tava vendo muito resultado e tava tendo irritação. Aí um dermato amigo da família disse para passar clindoxyl, já que só tenho umas 10 espinhas na testa bem vermelhas e elas apareceram após usar candicort (tive queimaduras da piscina)… O que você acha?
    E quanto tempo mais ou menos leva para ver os resultados do clindoxyl?

  41. Pomada cetaconazol serve pra espinhas ?

  42. Olá Doutora,gostaria de saber se podem ser usados juntos o Clindoxyl Control 5% e o Azelan ,grata.

  43. Dra. Paula, boa tarde! Tenho acne tipo II e meu médico receitou Vitacid Gel e Clindoxyl Gel. Eu uso eles em dias alternados (um dia um, no outro dia o outro, e por assim vai). Iniciei o tratamento dia 28/01, só que a partir do dia 31/01 umas partes do meu rosto estavam vermelhas e por causa do calor da cidade começou a arder (mesmo com o protetor solar) hoje (01/02) começou a pinicar e coçar. Para aliviar o ardor eu borrifo água gelada, o que tem aliviado bastante. O que a senhora me recomenda? Agradeço a atenção.

    Roberta.

  44. Troca para o vitacid plus com clareador

  45. posso tirar buço em tratamento de acne com creme depilatorio?

  46. Boa Tarde doutora, eu tenho acne e grau 2 as vezes inflama e tem periodo que nem aparece. Posso usar o Vitacid Acne ?

  47. Boa tarde , eu posso usar uma formula manipulada com peróxido de benzoíla 10% e clindamicina 2% e mais o gel azelan? Obrigada

  48. Dra. Tenho 36 anos e estou fazendo uso do roacutan para acne resistente. Tenho muito cravos brancos. A isotretinoina será capaz de acabar com eles?
    Outra dúvida é que estou tomando há 1 mês 40mg e nenhum efeito colateral, nem a boca está ressecada. Será que está fazendo efeito Dra.?

    • Provavelmente sim, espere chegar no 2a, 3a mes, que os efeitos colaterais vao aparecer. Precisa ver se o que vc tem e cravo ou milio?

      • Dra. São cravos fechados mesmo. Será que o roacutan irá tirá-Los?
        Não é indicado fazer limpeza de pele no período que estiver usando o remédio?

  49. Oi Dra. Paula,bom dia,faço tratamento é estou usando o ácido epiduo,só qua as espinhas sairam mais estou com manchas o que faço?

  50. alice calou do amarante

    Dra. Paula,bom dia,posso usar dois ácidos ao mesmo tempo?

  51. Dra. Com o uso de roacutan estourou muitos cravos fechados mesmo no rosto. O roacutan será capaz de sumir com estes cravos.
    Outra dúvida. Usando o roacutan não é indicado usar nada tópico para os cravos, apenas hidratar?

  52. Doutora fazia tratamento com Clindoxyl e um outro sabonete que não lembro agora mais aí acabou a pomada e resolvi ir em outro dermatologista esse me receitou azelan gel e dermotivin original sendo que tenho percebido que o azelan tá pinicando muito meu rosto irritando e manchando mais ainda no 5 dia de uso não melhorou em nada.parece piorar mais será que pode usar o Clindoxyl novamente e o dermotivin? Pois o sabonete eu achei ótimo obs estou gestante mais esses remédios foram os dermatologistas que passaram gostaria muito de saber

  53. Dra estou usando Isotretinoina, e estao ficando umas manchas onde eram espinhas, estou no 4 mês. Gostaria de saber se tem algum problema eu usar o Vitacid a noite, para amenizar essas manchas. Obrigado 🙂

  54. Olá!
    Estou usando o clyndoxil gel há 2 semanas e senti uma certa piora. Meus cravos estão virando espinhas doloridas, é normal? Será que “está limpando”?
    Que outra pomada eu poderia associar para acelerar o processo?

  55. Muito esclarecedor, principalmente os 5 tipos de espinhas e seus graus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s