Doenças de pele

Doenças

Doenças de pele

A pele é o maior órgão do corpo, e além disso, têm a responsabilidade de proteger o organismo contra bactérias e vírus. Porém, ela pode ser atingida infecções, doenças genéticas e contagiosas.

Algumas doenças são bastante comuns, e provavelmente em algum momento da vida qualquer pessoa pode ser infectada.

Doenças da pele causadas por fungos

As doenças de pele mais comuns causadas por fungos são as micoses, que proliferam com facilidade no calor e umidade do verão. As áreas mais afetadas são as unhas e a pele dos pés, podendo ocorrer também no couro cabeludo, virilha e região genital.

Uma das principais formas de transmissão dos fungos é por meio do compartilhamento de objetos, principalmente toalhas, e falta de higienização adequada.

Os sintomas variam de acordo com o local afetado, os mais comuns são:

  • Coceira;
  • Lesões avermelhadas e descamativas;
  • Escurecimento ou clareamento das regiões afetadas;
  • Corrimento e coceira genital;
  • Alteração do formato e coloração da unha.

Pé de atleta

Conhecido popularmente como frieira, é uma infecção nos pés causada por fungo. É a doença fúngica mais comum dentre todas as que acometem a pele.

O sintoma mais comum é a pele rachada e descamada entre os dedos ou na parte lateral do pé, outros sintomas que podem ocorrer são bolhas, sensação de queimação e coceira.

É causado por diferentes fungos do gênero Tricophyton, o mesmo tipo que causa a micose. As meias e sapatos úmidos favorecem o crescimento desses organismos nos pés.

É uma doença contagiosa e pode ser transmitido pelo contato com uma pessoa infectada ou por contato com superfícies contaminadas, como toalhas, pisos e calçados. Os fungos também podem aparecer em outras áreas, preferencialmente em áreas húmidas, como dobras da região inguinal e inframamaria.

Como evitar: uma boa higiene, manter os pés limpos e secos, principalmente entre os dedos. Higienizar os sapatos e não deixá-los úmidos também ajuda.

Fungos nas unhas

A micose de unha ou onicomicose, é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.

Pode ser contraída principalmente quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, ou se usa sapatos apertados, enquanto que a micose de unha da mão ocorre especialmente quando se partilha materiais de manicure.

Como evitar: evite usar calçados apertados, lavar e secar bem os pés, usar chinelo em banheiros e lugares públicos, não compartilhar objetos utilizados na manicure.

Doenças causadas por vírus

Herpes

Herpes é uma infecção viral comum que pode ser caracterizada em dois tipos:

O herpes tipo 1 é transmitido principalmente por contato oral, ocasionando feridas e pequenas bolhas ao redor dos lábios ou na cavidade interna da boca.

Este é o tipo mais comum da doença, ela pode ser contraída por beijo, sexo oral ou por compartilhar utensílios de uso pessoal.

Pode ser assintomática, de forma que a pessoa desconheça que está afetada.

Dentre os sintomas estão a sensação de formigamento, prurido ou queimação na boca, antes do aparecimento de feridas. Após a infecção inicial, as bolhas ou úlceras podem se repetir periodicamente.

Como evitar: não compartilhar utensílios de uso pessoal.

Já o herpes tipo 2 é uma infecção sexualmente transmissível (DST) que ocasiona feridas e bolhas na região genital. Pode também, ser transmito da mãe para o bebê durante a gravidez, no momento do parto ou no pós-parto.

Neste caso, também é comum que a pessoa desconheça que está afetada, mas existem alguns sintomas característicos, como dores e irritação de dois a dez dias após o contagio, manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas e até mesmo úlceras nas regiões genitais.

Como evitar: usar proteção nas relações sexuais.

O vírus do herpes pode ficar inativo, sem provocar lesões devido ao bom funcionamento do sistema imunológico do indivíduo.

O tratamento com o uso adequado de antiviral oral e tópico é fundamental e deve ser orientado pelo dermatologista.

Telhas Herpes zoster

Telhas são infecções causada pelo vírus da varicela-zoster, o mesmo vírus que causa varicela. Mesmo após a infecção por varicela acabar, o vírus pode viver no sistema nervoso por anos antes de se reativar.

Este tipo de infecção viral é caracterizada por erupções cutâneas avermelhadas que podem causar dor e queimação. Geralmente aparecem como uma faixa de bolhas, as áreas mais afetadas são o tronco, no pescoço ou no rosto. Os sintomas geralmente são acompanhados de muita dor e as vezes ate febre.

É mais comum em idosos entre 60 e 80 anos, pois seus sistemas imunológicos são mais susceptíveis de serem comprometidos.

Esta doença não tem cura, mas medicamentos são prescritos pelo dermatologista a fim de amenizar os sintomas.

Verrugas

As Verrugas são pequenos crescimentos na pele, e geralmente não são dolorosos.

Causadas por vírus, na maioria das vezes são inofensivas e podem desaparecer sozinhas. Podem surgir em qualquer parte do corpo e variar em formato e tamanho. A textura também pode ser diferente, desde lisas a rugosas. Existem diferentes tipos, mas as mais comuns são:

Verruga comum: Como o nome já diz, são as verrugas mais comuns que existem. Seu aspecto é arredondado e áspero, sem coloração diferente do restante da pele. Elas se manifestam principalmente nas áreas de maior atrito do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e dedos. São benignas, ou seja, não levam a outras doenças.

Verruga genital: Ocorre nas regiões genital, perianal, oral e na uretra e normalmente estão associadas a DSTs.

São mais resistentes a tratamentos e, embora não sejam exatamente malignas, podem ser precursoras de tumores malignos, como os do câncer de útero e do câncer de pênis, por isso merecem atenção especial.

Existem diversas possíveis causas para o surgimento das verrugas, elas são causadas por um vírus chamado Papiloma Vírus Humano, popularmente conhecido como HPV, que infecta a camada superior da pele. Elas podem surgir mais facilmente quando a pessoa apresenta alguma lesão ou corte na pele.

É possível a transmissão de verrugas para outras pessoas também, principalmente por meio do toque, também comum em banheiros públicos compartilhados de academias, piscinas, clubes, etc. Outro caso é transmissão durante o ato sexual desprotegido.

Doenças causadas por ácaro

Sarna

A sarna humana é uma doença de pele, conhecida também por escabiose, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Seus principais sintomas são coceira intensa, vermelhidão, pequenas bolhas, placas vermelhas e linhas perto das bolhas que parecem caminhos ou túneis.

Na primeira vez em que se é infectado pelo ácaro da sarna, os sintomas podem demorar até 2 meses para aparecer, já em casos seguintes os sintomas surgem mais rápido, aparecendo em menos de 4 dias.

A sarna é uma doença altamente contagiosa, pode passar facilmente entre pessoas através do contato direto com a pele.

Como evitar: não compartilhar objetos pessoais, manter uma boa higiene e evitar o contato direto com pessoas que vivam em locais com poucas condições de higiene.

Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias nasais, que pode ser alérgica ou não (quando não, tende a aparecer na fase adulta e desvinculada de fatores imunológicos).

Comments are closed.