Diversos tipos de psoríases

Doenças / Tratamentos

Os diversos tipos de psoríases

Conheça oito tipos de psoríase e saiba como tratá-las.

Psoríase Vulgar ou em placas: Essa é a forma mais comum da doença, caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas que podem surgir no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Pode coçar, ou não.

Psoríase Invertida: Este é um tipo não tão comum, mais frequente em pessoas com obesidade ou sudorese excessiva. Forma-se manchas vermelhas que podem ser descamativas ou podem ser lisas e brilhantes devido à umidade do local. Geralmente aparecem nas dobras da pele, normalmente nas axilas, virilha, debaixo das mamas e na região interglútea.

Psoríase Gutata: De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, este tipo da doença é mais comum entre crianças e jovens com menos de 30 anos. A psoríase gutata geralmente é desencadeada por infecções bacterianas, como as de garganta, por exemplo. São formadas pequenas feridas, em forma de gota, que são cobertas por uma fina “escama”. Normalmente aparecem no tronco, pernas, braços e couro cabeludo.

Psoríase Pustulosa: Forma rara da doença, em que podem aparecer manchas em todas as partes do corpo ou se concentrar em áreas menores, como pés e mãos. Elas se desenvolvem rapidamente, formando bolhas com pus poucas horas depois da pele aparentar vermelha.

Psoríase Ungueal: Este é o tipo que afeta os dedos e unhas, das mãos e dos pés. Provoca o crescimento anormal das unhas, e faz com que ela engrosse e escame, perca a cor, surgindo até depressões puntiformes ou manchas amareladas.

Psoríase Artropática ou Artrite Psoriásica: Pode estar relacionada a qualquer forma clínica da psoríase e, além de apresentar inflamação na pele e descamação, esse tipo de psoríase também é caracterizada por causar fortes dores e rigidez nas articulações.

Psoríase Eritrodérmica: Esse é um dos tipos mais raros, mas mais graves da doença. Ela aparece em forma de manchas vermelhas escamosas que cobrem quase o corpo inteiro, comprometendo a proteção da pele, podendo levar a desidratação, infecções e eventualmente necessitando internação do paciente.

Psoríase Palmo-Plantar: Como o nome já diz, são lesões que podem ocorrer só nas palmas, plantas ou nos dois locais, causando engrossamento da pele com descamação levando a rachaduras doloridas.

Tratamento

A psoríase é uma doença crônica que pode ser controlada com tratamento. Porém, os sintomas podem desaparecer por algum tempo e depois retornar. O tratamento é direcionado para cada tipo e intensidade do quadro de psoríase, mas todos têm pelo menos um destes objetivos:

Reduzir a inflamação e formação das placas, fazendo com que as células da pele parem de crescer tão rapidamente

Regular e normalizar a aparência da pele.

Comments are closed.