Doenças

Conheça os dez sinais de aviso que aparecem em sua pele.

Os cuidados com a pele são sempre necessários, mas, em alguns casos, eles tornam-se indispensáveis. Como no caso da Diabetes, pessoas com qualquer um dos dois tipos estão mais propensas a sofrer uma série de doenças de pele, que podem ser graves.

Existem dois tipos de diabetes, em ambos, a ausência ou insuficiência de insulina faz com que a glicose não entre nas células e o açúcar fica de fora, sobrando na circulação.

A insulina tem um papel muito importante para a pele, pois ela auxilia no crescimento dos queracinócitos, as células da pele. Sem isso, a cútis perde espessura e elasticidade, tornando-se mais fina e elástica. Por isso, alta taxa glicêmica acarreta diversas consequências para a pele, sendo algumas delas:

1- Manchas amarelas, avermelhadas ou marrons

Estas manchas, muitas vezes começam como pequenas saliências que se sobressaem, como espinhas. À medida que avança, essas saliências se transformam em manchas inchadas e rígidas.

2- Cicatrização lenta

A glicemia alta provoca uma reação inflamatória nos vasos sanguíneos, e isso prejudica a irrigação do sangue, causando a cicatrização de lesões mais lenta.

No caso dos vasos maiores, a possível consequência dessa inflamação é a doença cardiovascular.

3- Perda da sensibilidade

Os nervos com glicose alta e sem irrigação sanguínea adequada não funcionam perfeitamente, o que causa a perda de parte da sensibilidade da pele, além de coceiras generalizadas e da sensação de agulhamento (como se a pele estivesse sendo espetada).

4- Espessamento da pele

Isso pode ocorrer nos dedos das mãos e dos pés, podem ficar rígidos e difíceis de se movimentar. Também pode se desenvolver na parte superior das costas, ombros e pescoço.

5- Bolhas

É raro, mas, as bolhas podem aparecer nas mãos, pés, pernas ou antebraços e se parecem com uma queimadura, mas não são dolorosas.

6- Infecções

As pessoas que têm diabetes tendem a ter infecções de pele com mais facilidade, isso porque, o sistema imunológico não funciona corretamente, aumentando os riscos de infecções que podem ser causadas tanto por bactérias quanto por fungos, como é o caso das micoses e frieiras.

7- Dermatites

A função de barreira para evitar a perda de água pelo organismo não funciona corretamente no diabético. O resultado é uma pele desidratada, propensa ao surgimento de dermatites.

8- Acantose Nigricans

Quando o organismo não consegue gerar insulina, começa a produzir outra substância chamada de fator de crescimento de insulina. Ela provoca a acantose nigricans, doença de pele que deixa as regiões do corpo com dobras, como pescoço e axilas, com tons escuros.

9- Vitiligo

Quem sofre de diabetes do tipo 1, têm mais chances de desenvolver doenças autoimune, esse é o caso do vitiligo, doença de pele na qual o próprio organismo ataca as células de pigmentação, causando manchas brancas pelo corpo.

10- Pé diabético

Este é um caso grave, a pele do diabético é mais propensa a sofrer lesões e infecções de todo tipo. A combinação desse fator com a falta de sensibilidade, pode resultar em um problema gravíssimo, o pé diabético.

Uma simples lesão na pele que pode passar despercebida devido à pouca sensibilidade, se evolui para uma infecção na pele que não recebe irrigação suficiente para recuperar o tecido lesionado, podendo atingir músculo, gordura e até os ossos.

Quando isso ocorre, infelizmente o pé precisa ser amputado para que a infecção não se espalhe pelo corpo.

Como se prevenir?

Antes de qualquer coisa, é necessário um diagnóstico médico para confirmar a diabetes. No caso de pessoas que já são diagnosticadas, alguns cuidados são importantes para prevenir-se.

– Examine a pele

Fique de olho, esta é a principal medida de prevenção! Analise principalmente pés, todos os dias. Procure por micoses entre os dedos, pequenas lesões e feridas pelo corpo e, se encontrá-las, vá ao médico assim que possível.

– Hidrate-se

Use hidratante e tome bastante líquido.

– Higiene

Lavar e secar bem entre os dedos ajuda a evitar doenças que podem se agravar. Mantenham as extremidades livres de fungos.

– Sapatos

Opte por sapatos confortáveis que não machuque os pés, de preferência os produzidos especialmente para diabéticos.

– Trauma

Cuidado com os traumas que devido a circulação prejudicada, podem demorar muito para cicatrizar, levando a ulceras e feridas crônicas.

Tendo qualquer um destes sinais na sua pele, entre em contato com seu dermatologista.

Conheça a Clinica Paula Penna