Conheça e saiba como tratar as doenças capilares

Conheça e saiba como tratar as doenças capilares

Você sabia que o couro cabeludo é uma extensão da pele? E por isso, como qualquer outra parte do corpo, pode ser atingido por várias doenças.

Entre tantas, a mais conhecida é a dermatite seborreica, a popular caspa – que causa coceira e descamação locais. Porém existem outras doenças muito comuns.

1- Dermatite Seborreica (Caspa)

Está diretamente relacionada à alteração na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a disfunção dessas glândulas aumenta a oleosidade do couro cabeludo. Outros causadores da doença são o desequilíbrio na colonização de espécies de fungos e bactérias.

Os sintomas são regiões avermelhadas na pele, geralmente em placas ou crostas, associado à coceira e descamação.

Tratamento: manter uma boa higiene do couro cabeludo, e usar shampoos próprios para combater a caspa, é a solução fundamental. Após o tratamento, o uso do shampoo específico antioleosidade é indicado uma vez por semana, como manutenção.

2- Psoríase do couro cabeludo

Esta é uma doença crônica não contagiosa, sua causa ainda não foi bem esclarecida, acredita-se que pode estar relacionada ao sistema imunológico e à genética. Geralmente aparecem nas áreas dos joelhos, cotovelo e couro cabeludo.

Pessoas afetadas apresentam placas avermelhadas descamativas de contornos delimitados, e que aparecem no corpo.

Tratamento: A psoríase não tem cura, mas, é possível evitar a manifestação da doença com alguns hábitos saudáveis como: ter uma boa alimentação, evitar tabagismo, bebidas alcoólicas em excesso, manter o peso equilibrado, hidratar constantemente a pele e evitar o estresse.

3- Alopecia

Nesta doença, perde-se grandes quantidades em determinadas áreas, deixando visível o couro cabeludo. Pode ocorrer por diversas causas, como questões genéticas, doenças autoimunes, dermatites, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros.

Tratamento: O uso de medicamentos tópicos e injetáveis, como corticoides, podem ser associados a tratamentos mais intensivos. As terapias são indicadas para controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que outras surjam.

4- Foliculite

É muito comum em homens que raspam o cabelo, causando uma inflamação do folículo piloso. Pode ocorrer em qualquer lugar do corpo com pêlos, inclusive, o couro cabeludo.

É causada por uma infecção viral, por bactérias ou fungos e os sintomas são coceira, pele avermelhada e inflamada na região da lesão e até mesmo pequenas bolhinhas de pus.

Tratamento: Depende do estágio da doença, mas geralmente o uso tópico de antibióticos resolve o problema.

5- Pitiriase

É uma micose que acontece no couro cabeludo, uma infecção causada por fungos, e os principais sintomas são a coceira e descamação.

Os causadores fazem parte da microbiota do próprio couro cabeludo e podem ser ativados por fatores como estresse, sudorese excessiva e alteração do pH do couro cabeludo.

Tratamento: Os anti-fúngicos eliminam sintomas como a descamação e coceira em poucos dias. Mas o tratamento deve durar por algumas semanas para a certeza do fim da micose.

6- Piolho

Tão comum em crianças, o piolho é um pequeno inseto que quando contraído, habita no couro cabeludo, põe ovos ovos (que costumam eclodir em cerca de uma semana) e causa uma coceira intensa e pequenas saliências avermelhadas no couro cabeludo, testa, ombros e pescoço.

Tratamento: Shampoos próprios que contenham permetrina costumam solucionar o problema.