Causas e tipos de celulite

Causas e tipos de celulite

A celulite é um problema estético que incomoda e abala a auto-estima de muitas mulheres. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade, ela pode aparecer em pessoas de todos os biotipos.

O que é a celulite?

Lipodistrofia Ginóide é o nome técnico e correto da “celulite”, ela é basicamente um desequilíbrio de líquidos, vasos, gordura e toxinas nas células, que faz com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados na e/ou em “casca de laranja”, principalmente nas regiões dos glúteos e a face posterior das coxas.

A LDG é dividida em 4 estágios, de acordo com a gravidade:

Grau I: Assintomático e sem lesões. Ocorrem alterações ao nível das células adiposas, mas observadas somente ao microscópio.

Grau II: As alterações são visíveis ao contrair a musculatura ou comprimir a pele.

Grau III: São observadas ondulações, comparando a pele com o tipo “casca de laranja”.

Neste grau, a LDG pode ser dolorosa e esteticamente bastante incomoda.

Grau IV: Semelhante ao grau III, porém mais severo. Os nódulos são visíveis, dolorosos, e ocorre grande alteração do relevo da pele, podendo atingir os tecidos mais profundos.

O que pode causar a tão indesejada celulite?

– Hereditariedade: O fator genético é importante, a estrutura do tecido adiposo é determinada geneticamente. Algumas pessoas têm maior tendência à formação de celulite, provavelmente por uma predisposição do tecido adiposo e alterações circulatórias de sangue e outros líquidos.

– Problemas circulatórios: Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso.

Atenção maior para o tabagismo, que prejudica ainda mais a circulação sanguínea.

– Alterações hormonais: Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.

A pílula anticoncepcional também pode desencadear ou agravar problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando no organismo;

– Estilo de vida: A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Como evitar

Não dá para alterar os fatores hereditários que causam a celulite, mas, para todos os outros fatores causais da celulite, existe algo a ser feito. A prática de atividade física traz muitos benefícios, pois ativa a circulação, aumenta o gasto calórico e ainda diminui o stress.

Se for aliada à uma alimentação e hábitos saudáveis como não fumar, não beber em exagero, ingerir bastante água e diminuir a ingestão de alimentos industrializados, é possível prevenir e o melhor, potencializar os tratamentos estéticos para eliminação da celulite.

Tratamentos oferecidos pela Dra Paula

Antes de tudo é preciso diagnosticar, entender qual o grau da celulite e buscar o tratamento que se encaixe e não seja invasivo para a paciente.