Acne

Acne

Este é um problema que quase todos já enfrentaram em alguma fase da vida. Muito comum na fase da adolescência, mas é frequente também em adultos, principalmente nas mulheres. A Acne, nada mais é do que uma condição da pele que ocorre devido à um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Esses folículos são obstruídos por óleo, células mortas e são colonizados por bactérias, gerando essa inflamação.

Diversos fatores podem desencadear a acne: genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes, estresse e período menstrual, por exemplo. Em outros casos, alguns medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos, época do ano (especialmente inverno) e, principalmente, o hábito de mexer nas lesões (“espremer”) pioram o quadro.

Tipos de acne

Existem cinco graus da acne, e o tratamento varia de acordo com a gravidade.

Grau 1: Acne não-Inflamatória ou Comedônica | Essa é a forma mais simples da acne, na maioria dos casos surge durante a adolescência e é caracterizada por cravos na testa, nariz e bochechas. Além disso, pode surgir em qualquer momento da vida a qualquer um.

Grau 2: Acne Pápulo-pustulosa | É a presença de cravos, espinhas, pápulas e pústulas que são elevações da pele que contém pus.

Grau 3: Acne Nódulo Cística | É caracterizada por nódulos internos sob a pele, no rosto, costas e tórax, as espinhas ficam próximas umas das outras, são muito avermelhadas e causam dor.

Grau 4: Acne Conglobata| Este tipo de acne é caracterizada por um conjunto de lesões próximas umas das outras com pus, causando a formação de abscessos e fístulas na pele, resultando em deformações na pele.

Grau 5: Acne Fulminante | Esta é uma forma rara da acne, que surge repentinamente e é acompanhada de febre, dor nas articulações e mal-estar. É mais comum nos homens e, geralmente se manifesta na região do peito, costas e rosto.

Como tratar

O ideal é que a acne seja tratada o mais precocemente possível, não somente por questões estéticas e autoestima, mas também para preservar a saúde da pele e prevenir cicatrizes, tão difíceis de corrigir na idade adulta. O tratamento vai variar de acordo com a gravidade, localização, e em função de características individuais, variando entre terapia local, medicação oral, ou combinação das duas. Há opções tanto de terapia local, quanto por via oral, ou a combinação de ambas, mas, em nenhuma hipótese deve-se manipular (“cutucar, espremer”) as lesões, pois isso pode levar à infecção e inflamação. Procure sempre a opinião do seu dermatologista de confiança.

Prevenção e dicas

Sua rotina de cuidados com a pele pode previnir a acne ou impeder que ela piore.

• Lave gentilmente a pele todos os dias. Evitar esfregar com muita força ou lavar excessivamente;
  • Evite suar muito se você acha que isso tornará a sua acne pior. Caso não seja evitável, higienize o rosto após a atividade;
  • Lave seus cabelos com frequência e evite que eles fiquem muito oleosos;
  • Evite produtos para cabelo (como gel, mousse, leave-in e pomada) que sejam muito oleosos;
  • Evite tocar o rosto com frequência ou encostá-lo em objetos;
  • Evite a exposição da pele a óleos e outros produtos químicos.