As 5 doenças de pele mais comuns

Quase todo mundo já experienciou algum problema na pele. A pele é o maior órgão do corpo, e seus efeitos são tanto físicos quanto psicológicos. As doenças mais comuns de pele são a Acne, eczema, dermatite seborreica, câncer de pele e psoríase.

1. Acne

A acne é um distúrbio da pele que causa espinhas quando a passagem que liga os poros da pele às glândulas sebáceas fica entupida.

A acne, que aparece com mais frequência no rosto, pescoço, ombros, peito e costas, pode ocorrer de várias formas. Espinhas e cravos são os mais conhecidos; acne nodular e cística são mais graves porque se formam profundamente na pele e podem causar cicatrizes.

Oitenta por cento das pessoas terão acne em algum momento de suas vidas, e 60% continuarão experimentando a doença na idade adulta.

Fatores como a hereditariedade podem desempenhar um papel no desenvolvimento da acne, mas os hormônios são o fator mais importante, porisso é o motivo pelo qual a acne é mais grave na adolescência.

2. Eczema

Eczema é um termo que engloba vários problemas, vem da palavra grega para “transborda”. Existem três formas comuns de eczema:

– A dermatite atópica é a mais comum e é vista com mais frequência em crianças. Um a três por cento dos adultos, em comparação com 10 a 20 por cento das crianças, tem essa doença genética de longo prazo, que causa erupções cutâneas com comichão no cerne dos cotovelos e atrás dos joelhos.

– A dermatite alérgica de contato começa a aparecer na idade adulta e é causada por fatores ambientais, como agentes cosméticos, fragrâncias e metais nas jóias.

– A dermatite numular parece manchas de pele vermelhas e escamosas em forma de moeda e é devida à pele seca. Isso pode causar muita coceira.

Em todos os casos é recomendado hidratar a pele, aumentar a barreira da pele e evitar ressecar a pele.

3. Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, que causa manchas oleosas e cerosas no couro cabeludo, é distinta de outras formas de dermatite.

Afeta 5% das pessoas, de acordo com o U.S. News e o World Report. Pode afetar os bebês, normalmente nos primeiros seis meses de suas vidas, na forma de “tampa do berço” – uma condição semelhante a caspa no couro cabeludo. Depois que os sintomas desaparecem, raramente aparece novamente até a puberdade.

4. Câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no mundo todo

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, um milhão de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele anualmente e 1 em cada 5 americanos desenvolverá câncer de pele durante a vida.

Carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular são os tipos mais comuns de câncer de pele. Mas 75% das mortes por câncer de pele são causadas por melanoma, a terceira forma mais comum. Na maioria das vezes o paciente traz ao consultório alguma lesão escura ou alguma lesão causada pelo sol. A exposição excessiva à luz ultravioleta é uma das principais causas do cancer de pele.

5. Psoríase

A psoríase é uma doença genética crônica. É um acúmulo de excesso de tecido da pele que parece vermelho e grosso e é coberto por escamas prateadas. Aparece pela primeira vez nos cotovelos e joelhos, mas pode se espalhar para outras partes dos membros e até para o tronco. Certas formas afetam áreas específicas, como mãos, couro cabeludo ou articulações.

Embora exista uma série de doenças da pele que podem atormentar os seres humanos, as opções de tratamento para alguns, incluindo acne, eczema e dermatite, melhoraram. Se você suspeitar que tenha alguma dessas condições, consulte um dermatologista imediatamente para avaliar suas opções de tratamento.