Azitromicina, uma promessa no tratamento da psoríase

Azitromicina, uma promessa no tratamento da psoríase

Dra Paula Penna comenta artigo sobre tratamento da psoríase

A azitromicina, uma antibiótico, produz uma resposta duradoura no tratamento da psoríase, conforme publicação na Revista Européia de Dermatologia, European Journal of Dermatology, 20(3), 329-33). Num estrudo controlado, com duração de 48 semanas, 80%dos pacientes tratados com azitromicina oral alcançaram uma melhora significante. No final das 52 semanas de acompanhamento, 20% dos pacientes tiveram recorência. No geral o tratamento foi bem tolerado.

No total, 30 pacientes receberam o tratamento, com azitromicina 500mg ao dia por 4 dias com intervalo de 10 dias entre os pulsos. O tratamento é superior ao placebo. 60% dos pacientes tiveram resultado excelente e 20% tiveram uma boa melhora. 17% dos pacientes tratados tiveram uma exarcebação no início do tratamento.

O mecanismo pelo qual o antibiótico azitromicina pode funcionar no tratamento da psoríase é provavelmente pela sua ação anti-inflamatória.


37 Respostas para “Azitromicina, uma promessa no tratamento da psoríase

  1. CARLOS PEREIRA DA SILVA

    EU GOSTARIA DE EXPERIMENTAR O AZTROMICINA ,ME IDIQUE COMO TOMAR E O INTERVALO DE UM PARA OUTRO ,… OBRIGADO

    • oi carlos
      o ideal é você procurar um médico, e ver se é o ideal para você.

    • Dra Paula tenho Psoríase á 12 anos, minhas lesões são pequenas , atualmente progrediram para as unhas de uma maneira muito rápida, também comecei a sentir dor na articulação do ombro esquerdo (não sei se tem alguma ligação), agora minha pergunta: Considera-se que a doença está em um estágio avançado?Quando aparece desenvolvimento da doença nas unhas e atinge as articulações qual é o tratamento mais indicado?São dois tipos de tratamentos?

      Grato,
      Anderson

  2. LÍ ESTA MATÉRIA,E COMECEI A TOMAR ESTE MEDICAMENTO,APENAS CONTINUEI USANDO A POMADA PSOREX QUE JÁ NÃO VINHA APRESENTANDO EFEITO..NO TERCEIRO DIA OBSERVEI A PELE MELHOR.COMO DEVO CONTINUAR O TRATAMENTO….. OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    • oi carlos
      na verdade esse remédio éuma antobiótico, e não deve ser tomado sem acompanhamento médico. Ele deve ser tomado em pulsoterapia, toma 3 dias e descança 7, não tome por mais de um mês, o ideal seria você fazer uns exames antes, ver como está sua função hepática.

  3. .

    tenho 24 anos, sou portadora há 22 anos, sempre fiz tratamento a base de corticóide, e já usei várias pomadas (psorex ,novacort, esperson n, …) e atualmente estou usando daivonex . Estou tendo á dois meses “fungos” nas unhas das mãos . Qual seria o melhor tratamento?
    Obrigada pela atenção.

    • oi edjane
      primeiro precisa ver se é realmente fungo e não uma psoríase ungueal que você tem. Existem vários tratamentos para onicomicose, primeiro precisamos saber qual o comprometimento da sua unha.

  4. que pomada minha filha de 13 anos pode usar para hiperidrose palmar???

  5. tenho psorias há 10 anos sempre fui tratada com corticóide, e hoje tomo diprospan injetavel há cada 02 meses sei que é um medecamento perigoso mais é o unico que alivia as dores que sinto nas juntas do corpo.
    eu poderia estar fazendo uso desse medicamento?
    grata Wilma

  6. queria apagar minha foto como faço

  7. eu tenho psioriase a 10 anos ,eu uso psiorex demais ela engordar muito,e verdade

    • o psorex é corticóide e a absorção, se você usar numa area extensa do corpo, pode ser grande, pode dar estrias, obesidade, diabetes, hipretensão,….o ideal é ter uma acompanhamento médico.

  8. cristiano dornelas dos santos

    Eu tenho psoríase a 13 anos é ela é hereditária,gostaria de saber se tomando azitromicina eu conseguiria da um aspecto melhor para á minha pele Obs:estou fazendo tratamento com sulfassalazina,á doutora conhecer este medicamento.e o medicamento acitretina a doutora conhecer.

    • cristisno
      a azitromicina tem uma indicacao especifica para psoriase gutata, o acitretin tambem e mais indicado para psoriase palmo plantar, assim cada droga e mais indicado para uma coisa, voce precisa ver com seu medico o que e melhor para voce.

  9. crstiano dornelas dos santos

    doutora estou esperando a sua resposta ate hoje.

  10. O ideal é fazer apenas o 3 ciclos do medicamento? Meu médico receitou, estou na segunda caixa, ainda falta mais uma, mas ele não disse se tenho que começar um novo ciclo ou parar com o tratamento porque é o suficiente e eu esqueci de perguntar. Tenho medo de parar antes do período correto e as bactérias se tornarem resistentes. Obrigada desde já.

  11. ola doutora irei injetar corticoide pois estou no corpo iteiro a psoriase depois q engravidei.. será uma boa?

  12. Dra primeiramente obrigado pela atenção.Qual o procedimento para marcar uma consulta, você atende convênios?

    Grato,
    Anderson.

  13. Gostei do blog,me encontro atualmente em crise não sei o que doi mas se as lesões ou o preconceito das pessoas.Estou sem condições de hidratar e as dores e os encomodos são contantes se alguém poder me ajudar agradeço desde já.

  14. Adriano Diegues Magalhães

    Olá Dra. Paula, boa tarde.

    Me chamo Adriano e tenho 39 anos, tenho uma psoríase a pouco mais de 6 meses…

    No final de Novembro e começo de Dezembro apareceram umas manchinhas nas pernas, braços e na testa, eram pouquíssimas pouco mais de 10 lesões com tamanhos que mais pareciam “espinhas”. Passei no pronto socorro para um atendimento, pois era como se minha testa estivesse descamando em alguns pontos. A médica me receitou Drenison, falou que eu passasse por uns 2 dias e caso não melhorasse fosse a um especialista, tive a melhora, só que depois notei as manchinhas as outras manchinhas, fiquei preocupado e procurei um Dermatologista.

    Logo na 1ª consulta ele foi categórico em dizer q tinha um bactéria, me receitou azitromicina por 5 dias, ao término voltei nele com um quadro muito pior, se multiplicaram as lesões, falei a ele que o medicamento me fez piorar, aparecendo lesões no abdômen e peito, coisa que não tinha antes… No retorno ele me indicou fazer uma loção com lactato de amônia e me deu Diprospan injetável, no mesmo dia corri para o PS e contei o que havia e não confiava no médico, pois ele teria afirmado que eu tinha bactéria e não se tratava disso… mesmo assim ainda manipulei a fórmula, e dias depois peguei a receita e fui na farmácia tomar o Diprospan, eis que em 2 dias não tinha mais nada no corpo, achei o máximo, pensei comigo, encontrei a resposta para meu problema…mas alguns dias depois apareceram lesões diferentes, manchas maiores no abdomen, voltei na farmácia com a mesma receita e pedi ao rapaz que aplicasse novamente e mostrei as lesões, ele não queria, mas depois de ver as lesões aplicou… voltei no dermato e expliquei tudo para ele, perguntei o que eu tinha e se era psoríase, atém então ele não tinha me dito o que era, isso já em meados de Janeiro, só aí que ele disse que era(difícil eu confiar nele…), falei que queria fazer uma biópsia em uma das lesões, marquei para início de fevereiro, com o resultado da biópsia, ele meu deu halobex e eu pedi para tomar injeção, pois tinha limpado tudo na 1ª vez.

    Ao meu ver, ele irresponsavelmente me deu a receita e disse para ler a respeito do medicamento, só que eu queria me livrar do problema, saí dali e fui direto a farmácia, tomei a 3ª dose em menos de 2 meses… Desde então dia 17/02/2014, começou meu inferno. Minha face ficou avermelhada, ardia, e vieram as dores de cabeça, isso foi numa segunda feira, no sábado estava nele desesperado e muito mal… ele simplesmente me receitou água termal… daí pra frente até hoje não consigo mais viver, saí do emprego pq não tinha condições, fiz vários exames para saber das dores de cabeça, acupuntura, chás, etc…

    Nesse período passei com outros 2 dermatologista Dr. Dácio Broguiatto e Dra Eliane, ambos atendem no HC, passei com oftalmo para ver a pressão ocular que nada acusou, neurologista, endócrino.. e já havia passado com infecto

    Falei a todos que as dores de cabeça estão ligadas ao psoríase, pois quando ela me dá uma trégua fico sem as dores de cabeça… Hoje estou tomando ansiolítico nortripitilina, mas eu mesmo não quero tomar, pois entendo que não é esse o problema e sim a psoríase…

    Já tentei diversas pomadas e até fototerapia… tenho deixado de me alimentar para que a imunidade baixe e aí eu consigo melhorar um pouco…

    Desculpa detalhar tanto o problema, mas estou tentando fazer com que as pessoas entendam que não é uma simples ansiedade e sim mostrar o problema.

    Preciso de ajuda, pois não consigo mais viver, estou 5 dias sem sair do quarto, vou até a cozinha para comer algo e retorno.

    Obrigado!

    • adriano,
      entendo que o seu problema seja a psoriase, mas, espero que voce tenha entendido que a psoriase e uma doenca auto imune, e seu estado psicologico pode piora-la.A dor de cabeca tambem pode piorar com a ansiedade. Os corticoides topicos sao bem vindos no tratamento, porem, os corticoides injetaveis sao proibidos.

  15. Cristina Salvaterra

    Dra, tenho psoríase vulgar, várias placas extensas pelo corpo. Em maior quantidade nas pernas e braços. A azitromicina melhoraria meu caso? Obrigada.

  16. Olá Boa tarde!
    Minha filha de 7 anos foi diagnosticada com psoríase em gotas. Deu alteração no exame de sangue ASLO. O médico receitou Claritromicina (20 dias), ela está tomando a 7 dias e percebi que as manchinhas aumentaram, é normal? Obrigada!

  17. Dra Paula, boa noite! tenho psoríase a 12 anos nos cotovelos e joelhos. Será se posso fazer tratamento para acne com Roacutan?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s