Cancer de Pele

Cancer de Pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, porém se diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode apresentar grandes chances de cura.

Câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, mais raros em negros e em crianças. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.

Existem vários tipos de câncer de pele, os mais freqüentes são o carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, o carcinoma epidermóide com 25% dos casos e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes. O carcinoma basocelular, embora o mais freqüente, é também o menos agressivo.

CARCINOMAS

O carcinoma basocelular – CBC, e o carcinoma epidermóide – CEC, também chamados de câncer de pele não melanoma, são os tipos de câncer de pele mais freqüentes. O câncer de pele não melanoma (basocelular e epidermóide) apresenta altos índices de cura principalmente devido à facilidade do diagnóstico precoce. Os carcinomas basocelular são originários da epiderme e dos apêndices cutâneos acima da camada basal, como os pêlos, por exemplo. Já os carcinomas epidermóides têm origem no queratinócito da epiderme, podendo também surgir no epitélio escamoso das mucosas. Indivíduos que trabalham com exposição direta ao sol são mais vulneráveis ao câncer de pele não melanoma. Esse tipo de câncer é mais comum em adultos com picos de incidência por volta dos 40 anos. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

Pessoas de pele clara, que ficam vermelhas com a exposição ao sol, estão mais sujeitas às neoplasias. A maior incidência deste tipo de câncer de pele se dá na região da cabeça e do pescoço que são justamente os locais de exposição direta aos raios solares.

PREVENÇÃO

Embora o câncer de pele apresente altos índices de cura, ele também é um dos tipos que mais cresceram em número de diagnósticos nos últimos anos. A melhor maneira de evitar que ele se manifeste é através da prevenção. A exposição ao sol deve ser evitada no período das 10h às 16h. Mesmo durante o horário adequado é necessário utilizar a proteção adequada como: chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais. O filtro solar ameniza alguns efeitos nocivos do sol, como as queimaduras, dando, portanto uma falsa sensação de segurança. É importante lembrar que os filtros solares protegem dos raios solares, no entanto eles não têm o objetivo de prolongar o tempo de exposição solar. Todos os filtros solares devem ser repassados a cada 2 horas de exposição.

SINTOMAS DO CÂNCER DE PELE

Pessoas que apresentam feridas na pele que demorarem mais de 4 semanas para cicatrizar, variação na cor de sinais, manchas que coçam, ardem, descamam ou sagram devem recorrer o mais rápido possível ao dermatologista. O diagnóstico do câncer de pele não melanoma pode apresentar dois tipos de diagnóstico. O carcinoma basocelular é diagnosticado através de uma lesão (ferida ou nódulo) com uma evolução lenta. O carcinoma epidermóide também surge por meio de uma ferida, porém, que evolui rapidamente e vem acompanhada de secreção e de coceira. A maior gravidade do carcinoma epidermóide é devido à possibilidade que esse tipo de câncer tem de apresentar metástase. Há três formas de Câncer da Pele. As duas mais comuns são o CARCINOMA BASOCELULAR e o ESPINOCELULAR, correspondendo a 90% dos casos. O MELANOMA MALIGNO, a terceira e a mais agressiva das formas,pode disseminar-se pelo corpo. Quando detectados precocemente e tratados adequadamente,cura-se praticamente 100% de todos os casos. O uso regular de proteção solar, o auto-exame da pele e a imediata comunicação de alterações a seu Dermatologista fazem do câncer de pele uma doença altamente previsível e curável. Lamentavelmente, muitas pessoas se expõem inadequadamente ao sol, fazem uso de bronzeamento artificial e não procuram auxílio médico em tempo hábil. Além do Câncer da Pele, o excesso de radiação ultravioleta pode causar dano aos olhos, diminuição da defesa do organismo e envelhecimento precoce.

FATORES DE RISCO PARA CÂNCER DE PELE

Ninguém está livre da possibilidade de desenvolver Câncer da Pele ou outros problemas de saúde, decorrentes da exposição errada aos raios ultravioleta, mas os fatores abaixo relacionados aumentam os riscos.

Pele de cor clara.

História Familiar de Câncer da Pele.

História pessoal de Câncer da Pele.

Exposição crônica ao sol.

História de queimaduras solares severas na infância e adolescência.

Certos tipos de sinais e grande número de sinais.

Sardas são indicadores de sensibilidade e de dano solar.

COMO SE PREVENIR 

Limite o tempo de exposição ao sol.

Evite o horário entre 10 e 15 horas.

Procure a sombra.

Use chapéu e roupas adequadas.

Use filtro solar com fatores de proteção 15 ou maior, regularmente. Quando exposto diretamente, reaplique a cada 2 horas. 

Use óculos de sol, com proteção 100% contra ultravioleta.

Evite bronzeamento artificial.

Mantenha crianças fora do sol. Filtros solares podem ser usados em crianças a partir dos 6 meses.

Crie nos seus filhos práticas saudáveis de proteção solar.

SINAIS DE ALERTA

Pelas características próprias da pele, o Câncer de pele pode ser detectado precocemente. O auto-exame e o exame dermatológico, visando a determinar alterações que necessitam de tratamento, podem resultar na completa cura para todos os tipos de Câncer da Pele, a forma de Câncer que mais cresce no mundo todo. Lesão da pele que aumenta de tamanho ou que tem aspecto de uma pérola, translúcida (semitransparente), marrom, vermelha, rósea ou multicolorida. Sinal que mostra mudanças na coloração e /ou na textura, que se torna de bordas de formato irregulares, aumenta de tamanho, ou é maior que a ponta que não escreve do lápis. Mancha ou sinal que persiste com sensações de coceira, sangramento, ” uma ferida que não cura”, ou que cura e novamente abre, por mais de 3 semanas.

Auto-exame da pele O que é o auto-exame da pele? É um método simples para detectar precocemente o câncer de pele, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado. Quando fazer? Ao fazer o auto-exame regularmente, você se familiarizará com a superfície normal da sua pele. É útil anotar as datas e a aparência da pele em cada exame. O que procurar? Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor Feridas que não cicatrizam em 4 semanas. Deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo: . Assimetria – uma metade diferente da outra . Bordas irregulares – contorno mal definido . Cor variável – várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul . Diâmetro – maior que 6 mm Como fazer? . 1. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo; . 2. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas; . 3. Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital; . 4. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os entre os dedos; . 5. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas; . 6. Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.

ATENÇÃO: Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.

Tratamento do Cancer de Pele 

Em ambos os casos a cirurgia é o tratamento mais indicado. Porém, dependendo da extensão, o carcinoma basocelular pode também ser tratado através da terapia fotodinâmica. No caso do carcinoma epidermóide, o tratamento usual é feito basicamente através de procedimento cirúrgico.

46 Respostas para “Cancer de Pele

  1. Boa noite Doutara Paula há uns meses atrás apareceu na ponta de meu nariz uma feridinha como se fosse uma espinha,criou-se uma ferida aberta eu nunca espremi eu achava que era espinha.Depois está feridnha foi abrindo como se fosse um machucado com díficil cicatrização e me incomodava :Sangrava e fcou como um olhinho eu comecei a usar acído retinóico e outro produtos pra tirar manchas de gravidez da pele melasmas acho que é isto+ isto foi em setembro do ano passado,+ me lembro que esta lesão começou antes nunca dei imoportãncia achando que fosse espinha.Para concluir foi piorando forma um olhinho com um pontinho supercialmente,eu usava o acido a noite e de manhã lavava o resto com sabonete esfoliante e piorava colacava rifocina e nebacetin de nada adiantava quando resolvi parar de usar cicatrizou.Agora está um glóbulo na ponta do nariz este olhinho cicatrizado por dentro deste glóbulo como li na reportagem.A ferid teve mt enflamada fui a dermatologista que cuida de minhas manchas e ela me deu um encaminhamento para cirgugia dermatológica desde o dia 22.02 e não consigo resolver tb por condiçoes financeiras.Quando ela falou que era câncer de pele o chão se abriu para mim.Ela a dermatoligista não quer que eu façã a biopsia quer que retire o nódulo e já mande fazer a biópsia.Estou sem saber o que fazer.Meus sintomas a ponta do nariz não dói uso óculos e dói o osso do nariz onde fica o óclus se eu me aborrecer sinto dor de cabeça e as vezes çoça ,comicha e lateja.Devo ir semana que vem resolver este problema que já se prolonga desde que recebi o encaminhamento a um mês.O que será câncer,herpes ou outra coisa.Meu “deus” não sei + o que penso e devo fazer.Grata por ler este enorme testamento eu tenho medo de ouvir o pior sou muito nervosa.Já tive casos de câncer na família meu pai com câncer em toda áre do esôfago e deu metástase há 15 anos atrás, de minha mãe que teve no reto em 2003 ficou boa usando bolsa de colostomia há quase o8 anos, e morreu há sete meses em meus braços de outra doença que não teve nada há ver com o caso.Tomo remédios para depressão que é o o Exodus pela manhã a noite Trfanil de 75 fora o rivotril de 02 mg eo Captopri de 25 mg para pressão arterial .Por favor amada me ajude vou fazer 50 em abril, me oriente da melhor maneira possível.Aguardo sua resposra doutora Paula.Fique com “Deus ” Maria de lourdes…Atenciosamente

    • maria de lourdes
      pela história, pode ser um cancer de pele mesmo, só com a biópsia para saber. Fique tranquila este tipo de cancer geralmente não é tão agressivo, só precisa ser retirado o mais rapido possível, porque ele vai crescendo, e não tem rela~ção com cancer de esofago e nem de colo, está mais relacionado com exposição solar.

  2. Tenho diagnóstico de carcinoma basocelular, uma lesão foi retirada do rosto por meio de cirurgia.Gostaria de saber se posso fazer uso de toxina botulimica com fim estetico, se há alguma contra indicação.
    Obrigado

  3. oi…meu marido tem uma mancha bem como vc descreveu a 3 anos…podc ser c^:Çancer?

  4. Olá Drª Paula, Há cerca de 3 semanas a esta data reparei numa mancha escura (cinzenta escura), de forma comprida por baixo da unha, situada na parte lateral direita da unha. A cuticula parece não estar afetada, pelo menos por enquanto. A cor é mais ou menos uniforme, parece negro do tipo hematoma. Não tenho dor, mas cheguei a pensar tratar-se de hematoma, no entanto não me lembro de ter batido em lado nenhum. Como tinha as unhas dos pés pintadas, e com um verniz de grande duração, não me lembro se esta mancha já existiria há mais de 3 semanas. Quando tirei o verniz, não me recordo de ver esta mancha, mas posso não me ter apercebido. Já marquei consulta, mas só tenho no próximo mês. Sou muito nervosa, ando em pânico, não durmo, não como e não consigo concentrar-me no trabalho. Tenho pavor de vir a ter essa doença. Gostaria de saber se todas as manchas negras do tipo lista são melanomas, ou se poderão ter outro tipo de patologia? E se tiver que fazer cirurgia se é dolorosa e se o dedo ficará não muito deformado. Obrigada

  5. Sidnei Neves Ramos

    Li o seu comentário e fiquei impressionado com o que ocorre com as pessoas não se cuidam da pele. Eu estou com Cancer de pele e ele
    cosa e sangra quando tomo o meu banho. Estou a relatar este fato e
    porque eu estou com isso em meu rosto e ainda não consegui um –
    dermatologista do SUS, procuro um do SUS porque eu me encontro
    desempregado e não tenho como me tratar. Ate aproveito da Sra. Dra.
    a gentileza de me ajudar talvez a senhora tenha aqui no RIO DE JANEIRO
    CENTRO DA CIDADE algum Hospital do SUS um atendimento para mim
    com urgência, procuro e não acho e não posso custear o meu caso.
    Meu nome é:Sidnei Neves Ramos e moro na RUA MORÃO DO VALE,
    No. 15 APTo. 302 -SÃO CRISTOVÃO – RIO DE JANEIRO/RJ.
    CEP – 20.930-470 TEL 21-3860-3638- NOITE.
    CEL.21.9812-3699 – Tempo todo.

    Obrigado
    Sidnei Neves Ramos

    • sidnei
      não conheço ninguem ai no Rio, mas, você deve procurar algum lugar como o inca ou os hospitais das faculdades de medicina como o fundão, a santa casa,…Você tem que ter um pouco de paciência mesmo, porque a demanda do SUS é muito grande para a quantidade de médicos, mas, você vai conseguir ser atendido. As vezes também, as pessoas tem a doença a anos e na hora que resolvem tratar querem resolver tudo no dia seguinte.

  6. Boa noite,
    A cerca de um ano atrás percebi que toda vez que toma sol do meio dia nasce uma espinha no meu nariz, mas sempre no mesmo lugar, e dois dias depois desaparece, e se tomar um sol forte novamente ela reaparece?

  7. Boa noite Dra. fiz a 7 meses atraz uma retirada de uma pinta no canto do nariz.Neste canto sempre aparecia tipo uma espinha.Tudo bem foi retirada a pinta, ja esta cicatrizado o local so que de vez em quando começa a fazer cocegas e logo depois aparece um pontinho branco tipo cravo. isso me incomoda muito. Gostaria de saber se devo procurar novamente meu dermatologista.

  8. Dra. fico feliz com a sua resposta pelo seu interesse me dando paciência. Eu já estou contatando aqui no Rio em meu Bairro no Posto medico . Agora
    é só aguardar. Obrigado e um Bom Natal e um Bom Ano Novo para Sra. e aos
    seus.

  9. Bom dia Paula, li suas reportagens a respeito de cancer de pele e gostaria de seu auxilio quanto as duvidas que tenho.
    Todas as vezes após o banho sinto coceita em todo o corpo? Pode ser por causa da salinidade da água? Ou tem a ver com a minha pele?
    No rosto tenho uma bolinha, que faz anos que está ali, as vezes sinto coceira na região onde a mesma se localiza, ela não cresce, mas percebo que a pele as vezes fica mais brilhosa nesta região. Minha dermato antiga falou que não era nada, que não era para eu me preoucupar. Devo procurar outra dermato?

    Luciane

  10. Olá, Tenho uma marca vermelha no peito e arde de vez em quando, estou preocupada, pode ser cancer de pele?

  11. vivo em Mozambique tenho uma ferida na boca a dois anos que nao cura estou sempre com medico da estomatologia na cidade de quelimane esta sempre a receitar antibio ticos ate que me sinto mal com dores da cabeca porque a ferida nao para de sair pus, o medico aconselham me de parar de usar os medicamentos oque posso fazer ?

  12. Rifocina é bom pra espinha?

  13. Bom dia Dra Paula , á uns quatro meses apareceu uma linha marrom na minha unha da mão hoje tenho em tres unhas linhas parecidas, estou fora do Brasil , fui em um Dermatologista aqui na Irlanda e ele disse que não era nada que eu podia ficar despreocupada , mas ele não fez nenhum exame apenas olhou com uma espécie de luz mas continuo preocupada o que você me sugere fazer ? Muito obrigada Morgana torres

  14. Drª estou com uma ferida do lado da narina direita é vergonhoso falar, mas serei sincera há mais ou menos um ano no inicio achei que fosse e stress devido a minha profissão, mas ñ procurei um médico ainda corro risco de ser câncer de pele? tenho pele negra.

  15. oi, Drª, boa noite. Sou esteticista e tenho uma cliente que teve cancer de pele há 8 anos atrás. Ela fez cirurgia de retirada e etc.Agora quer tratar das acnes que estão aparecendo em sua face, fiz a avaliação certinha ,Limpeza de pele e etc… Posso usar algum acido de baixa concentração para melhorar as acnes e machas que as mesmas causou ?
    Att, Pamela Marques

  16. Estava usando meu óculos há 2 dias e percebi que ele estava, do lado direito, sem aquele protetor oval de silicone, que ajusta os óculos ao nariz. A peça deve ter sumido há uns 5 dias no máximo, senão eu teria percebido.
    Resultado: do lado direito, na parte que ficou em contato com o metalzinho que suporta a peça oval de silicone, estou com uma “espinha”, (redonda, margem avermelhada, com ponta branca, como se fosse a concentração de pus de uma espinha). Devo ir ao médico ou trata-se de uma reação alérgica? Pode ser cancer de pele?

    Obrigado!

  17. Dra nasceu uma pinta vermelha (semelhante a uma picada de formiga ou pernilongo) bem pequena,na ponta do meu nariz , estou preocupada , porque eu nunca tive isso .eu Tenno 33 anos , o que. devo fazer?e grave ?lilian

  18. oi dr eu tenho uma mancha no nariz que jafais 1ano e meio eu nao sei o que eu faco

  19. O que devo fazer… to com uma ferida na ponta do nariz… depois de um vazamento de gás (amonia) na empresa onde eu trabalhei… essa ferida apareceu. De inicio achei que fosse uma espinha mais foi tomando conta da ponta do nariz e tornou-se uma ferida . Demoro umas quatro semana pra sicatrizar… mais de vez enquando aparece dinovo… o q devo fazer ?

  20. cilene cristina lira de macedo

    ola Dr. meu pai tirou 1 pinta maligna faz mais ou menos um mês, qual o perigo que ainda tem? pode voltar?

  21. Dra, mim surgiu um caroço no meu nariz fiz uma ultrassom de partes moles e não deu massa e nem líquido deu um engrossamento da pele fui na otorrino e disse não ser nada fui em 2 dermatologista 1 diz não ser nada e a outra diz ser rosácea + não explica o caroço perguntei se era uma rinofima e ela diz que não, já tomei vários medicamentos e nada hj so uso protetor solar. Mim ajude pois o caroço não some, não foi +sinto ele pulsar

  22. Angela Célia Baratto Medeiros

    Olá, boa tarde Dra olha estou muito preocupada pois tenho uma espinha na ponta do nariz que nunca cura ela sempre sai uma secreção já faz uns seis meses,gostaria de saber se as espinhas que não curam também é preocupante,grata Angela

  23. boa tarde Dra.! há 9 meses retirei uma pinta no braço que não era melanoma, mas as celulas estavam em mutação. passados 9 meses (como mencionei) uma nova pinta reapareceu na cicatriz, porem bem rosinha e com leve relevo. pode ser que ficou alguma celular contaminada e esta se multiplicando?
    um abraço!

  24. meu pai tirou um melanoma na ingua,na perna direita,ele tinha uma mancha maron nas costa que ficou branca como nos braços e pescoço tambem,a das costas foi removida mas não era melanoma,não entendo onde então que começou,ou as celulas das manchas se disiminaran para dentro do corpo?

  25. Obrigada,agora estou bem atenta,comigo e com meus filhos,ele operou em fevereiro,fez quimio,está tudo bem,mas melanoma é sempre aterrorizante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s