Sintomas do Câncer de Pele

cancer de pele sintomas

cancer de pele sintomas

Sintomas do Câncer de Pele

Dra Paula Penna, médica dermatologista escreve sobre os sintomas do câncer de pele.

Pessoas que apresentam feridas na pele que demorarem mais de 4 semanas para cicatrizar, variação na cor de sinais, manchas escuras, manchas que coçam, manchas que ardem, manchas que descamam ou manchas que sangram devem recorrer o mais rápido possível ao dermatologista. O diagnóstico do câncer de pele não melanoma pode apresentar dois tipos de diagnóstico. O carcinoma basocelular é diagnosticado através de uma lesão (ferida ou nódulo) com uma evolução lenta. O carcinoma epidermóide também surge por meio de uma ferida, porém, que evolui rapidamente e vem acompanhada de secreção e de coceira. A maior gravidade do carcinoma epidermóide é devido à possibilidade que esse tipo de câncer tem de apresentar metástase.

Há três formas de Câncer da Pele. As duas mais comuns são o CARCINOMA BASOCELULAR e o ESPINOCELULAR, correspondendo a 90% dos casos. O MELANOMA MALIGNO, a terceira e a mais agressiva das formas, pode disseminar-se pelo corpo. Quando detectados precocemente e tratados adequadamente, cura-se praticamente 100% de todos os casos. O uso regular de proteção solar, o auto-exame da pele e a imediata comunicação de alterações a seu Dermatologista fazem do câncer de pele uma doença altamente previsível e curável. Lamentavelmente, muitas pessoas se expõem inadequadamente ao sol, fazem uso de bronzeamento artificial e não procuram auxílio médico em tempo hábil. Além do Câncer da Pele, o excesso de radiação ultravioleta pode causar dano aos olhos, diminuição da defesa do organismo e envelhecimento precoce.

FATORES DE RISCO PARA CÂNCER DE PELE

Ninguém está livre da possibilidade de desenvolver Câncer da Pele ou outros problemas de saúde, decorrentes da exposição errada aos raios ultravioleta, mas os fatores abaixo relacionados aumentam os riscos.

1. Pele de cor clara.      2. História Familiar de Câncer da Pele.     3. História pessoal de Câncer da Pele.      4.Exposição crônica ao sol.

5. História de queimaduras solares severas na infância e adolescência.     6. Certos tipos de sinais e grande número de sinais.

7. Sardas são indicadores de sensibilidade e de dano solar.

SINAIS DE ALERTA

Pelas características próprias da pele, o Câncer de pele pode ser detectado precocemente. O auto-exame e o exame dermatológico, visando a determinar alterações que necessitam de tratamento, podem resultar na completa cura para todos os tipos de Câncer da Pele, a forma de Câncer que mais cresce no mundo todo. Lesão da pele que aumenta de tamanho ou que tem aspecto de uma pérola, translúcida (semitransparente), marrom, vermelha, rósea ou multicolorida. Sinal que mostra mudanças na coloração e /ou na textura, que se torna de bordas de formato irregulares, aumenta de tamanho, ou é maior que a ponta que não escreve do lápis. Mancha ou sinal que persiste com sensações de coceira, sangramento, ” uma ferida que não cura”, ou que cura e novamente abre, por mais de 3 semanas.

AUTO-EXAME DA PELE

O que é o auto-exame da pele? É um método simples para detectar precocemente o câncer de pele, incluindo o melanoma. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado. Quando fazer? Ao fazer o auto-exame regularmente, você se familiarizará com a superfície normal da sua pele. É útil anotar as datas e a aparência da pele em cada exame. O que procurar? Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor Feridas que não cicatrizam em 4 semanas. Deve-se ter em mente o ABCD da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo: . Assimetria – uma metade diferente da outra . Bordas irregulares – contorno mal definido . Cor variável – várias cores numa mesma lesão: preta, castanho, branca, avermelhada ou azul . Diâmetro – maior que 6 mm Como fazer? . 1. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo; . 2. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas; . 3. Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas além da região genital; . 4. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os entre os dedos; . 5. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas; . 6. Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.

ATENÇÃO: Caso encontre qualquer diferença ou alteração, procure orientação médica. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e utilize sempre filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de chapéus, guarda-sóis e óculos escuros.

Tratamento do Cancer de Pele 

Em ambos os casos a cirurgia é o tratamento mais indicado. Porém, dependendo da extensão, o carcinoma basocelular pode também ser tratado através da terapia fotodinâmica. No caso do carcinoma epidermóide, o tratamento usual é feito basicamente através de procedimento cirúrgico.

Para marcar uma consulta com a Dra Paula Penna, médica dermatologista, ligue para 11 3285-5726

palavras-chave: feridas na pele, manchas na pele, manchas escuras, manchas que coçam, manchas que ardem, manchas que descamam, manchas que sangram, câncer de pele, carcinoma basocelular, carcinoma epidermóide, melanoma maligno, ferida que não cura, ferida que coça, mancha vermelha, mancha vermelha na pele, dermatologista, tratamento cancer de pele, tratamento manchas na pele.

About these ads

40 Respostas para “Sintomas do Câncer de Pele

  1. Francineide Flavia Targino

    Doutora Paula, aproximadamente em janeiro de 2011 surgiu uma mancha na minha barriga, no inicio parecia a picada de um inseto era bem pequena e roxa, a mancha estaciona e de 6 em 6( meses+ou-) ela começa a coçar e fica com a borda avermelhada e assim que para de coçar estaciona novamente, porém cresce, ja esta grande. fui a uma dermatologista que me disse que é uma lesão a qual não me lembro o nome e dise que a mancha não vai mais sair, o que me preocupa é porque a mancha esta crescendo.Peço sua ajuda, sei que é dificil dar uma posição sem ver, mais o que peço e que me de” uma luz”. obrigada. Francineide

  2. Doutora tenho caso de câncer na família, minha avô faleceu com câncer no estomago, meu pai faleceu com câncer no intestino, e eu estou preocupado, tenho uma mancha pequena rocha nas costas que coça muito isto pode ser câncer de pele?

  3. ESTOU COM VARIAS FERIDINHAS COMECARAM NA PERNA E AGORA ESTOU CHEIA PRINCIPALMENTE NAS PARTES INTIMNAS ESTOU COM MEDO POIS COÇAM E ARDEM ESCAMAM TAMBEM SERA QUE ESTOIU COM CANCER DE PELE E JA FAZ UM MES QUE ESTOU ASSIM

  4. Fiquei esposta ao sol a semana santa inteira, logo depois fui a um aniversario na casa de uma amiga na piscina, e nao usei protetor solar, estou com umas manchas nas mãos, e uma coça muito, e é roxa, também estou com varios pontinhos roxos nas pernas ,braços e seios… acho q estou com cancer de pele, pois tenho pele clara , e tenho muitas sardas , será se realmente tenho cancer de pele?

  5. Olá,

    Eu vim para os Estados Unidos estudar em Outubro de 2010 e poucas semanas antes de eu sair do Brasil, notei algumas feridas nas minhas axilas. Essas feridas inflamam e sai bastante pus, alem de serem bem doloridas. Quando abrem, ficam com o aspecto de um buraco, como se eu tivesse um furo na pele, redondinho. Eu pensei que ia passar, mas não passou. Eu fui empurrando com a barriga porque todo tratamento médico aqui nos Estados Unidos é muito caro, e eu não tinha condições de pagar. Só que as feridas não cicatrizam. Elas até diminuem, mas não fecham. Reparei que a inflamação piora perto do meu período mentrual. Parece que está espalhando para a lateral do meu corpo, mas é diferente. Tem o aspecto de uma espinha (é indolor) e se eu expremer sai um caroçinho preto. Notei também que algumas pequenas “espinhas” têm aparecido nos meus braços, mais constantemente na região do cotovelo. Sofro desse problema ha quase 2 anos e não sabia mais o que fazer. Você acha que pode ser cancer de pele? Se for o caso, terei que voltar para o Brasil, pois aqui não tenho chances nem de fazer exames porque tudo relacionado a médico, dentista e afins é muito caro. Mas preciso resolver isso de uma vez por todas, se for o caso eu volto pra o Brasil, mas eu queria ter certeza que realmente se trata de uma coisa grave, já que as minhas aulas acabam em Novembro e daí eu vou voltar de qualquer forma.

    Obrigada pela atenção.

    • me parece historia de hidradenite, o tratamento é principalmente clinico. E o problema é cronico, então, não vejo necesssidade de você parar seus estudos, procure um médico aí, você deve ter un convênio médico.

      • Muito obrigada! Procurei algumas fotos na internet relacionadas a hidradenite e realmente é o que eu tenho. Eu tenho seguro aqui, mas ele só cobre 50% e os valores aqui são astronômicos. Eles chegam a cobrar mais de $1,000 por um exame. Minha mãe marcou uma consulta com o dermatologista dela, ele me conhece. Ela vai pedir uma receita pra mim e me mandar os antibióticos. Obrigada mesmo pela tua ajuda! Você nem imagina a carga de preocupação que tirou das minhas costas! Parabéns pelo teu trabalho! Sucesso!

  6. francisco fernandes sobrinho

    tenho 44 anos convivendo com esta doença,já fui a varios medicos e eu mesmo descobrie quado estou em paz comigo mesmo ;ela não existe hoje sei entender o que quer disser mente sã corpo sã. crea na sua cura.

  7. Doutora ja faz alguns meses que notei uma pequena mancha roxa na minha perna, mas nao liguei porque vivo me machucando, achei normal, sem nenhum motivo apenas por curiosidade resolvi apertei dos lados pra ver se doia e pra minha surpresa sangrou, 1 mes depois ela continuava la porem aparentemente fechada, pressionei mt pouco e ela continuava a sangrar, dois meses depois, semana passada, lembrando do ocorrido apertei e novamente sangrou. Ja tinha pensado na hipotese de um cancer mas descartei porque nao me exponho ao sol, nao tenho historico de cancer em minha familia e alem de tudo sou nova, tenho apenas 15 anos mas agora comecei a estranhar as caracteristicas, deixando claro que não procuro um diagnostico apenas uma prévia de sua opnião pra que eu me “prepare”. Obrigada desde ja!

  8. Eu comecei a notar umas manchas nas maos como se fossem queimaduras solares, mas com uma semana começaram a coçar, quando eu coço aparence umas placas como se fossem picadas de insetos.
    Me ajuda doutora pois trabalho de domingo a domingo, moro no interior não tenho muito tempo de ir ao medico, e faz um ano e seis meses que minha mãe faleceu de câncer…

  9. Olá Dra. Eu tenho a pele extremamente clara, já tem algum tempo que apareceram algumas manchas no tom de marrom na pele. Nas minhas costas, axila e próximo a região genital (final do abdome). Esta última as vezes coça e descama um pouco, mas depois passa. No começo do ano sofri queimaduras de sol que deixaram minha pele extremamente sensível e eu fiquei por quase um mês sem aguentar nem água tocando na minha pele. Fiquei com o corpo coberto por bolhas de água que iam estourando e tirando toda a pele. Depois desse episódio minha pele ficou manchada, as vezes coça, quando estou na rua e está sol eu sinto dor e a pele ficou mais sensível. Reparei por esses dias que as manchas marrons das costas aumentaram de tamanho. É um marrom bem escuro. Estou com medo até de procurar um médico e ser algo mais grave. Você poderia me ajudar? O que será que é? Pode ser só uma reação a grande exposição ao sol? P.S.: As minhas manchas tem o aspecto da terceira mancha da imagem que você está usando para ilustrar esse artigo.

  10. ola eu tenho uma amiga que o medico disse para a familia que ela esta com cancer de pele e disse que è maligno mas è da cor roxa queremos saber se tem alguma chance de ser um melanoma maligno??? resposta urgente..

  11. MARIANA DE ALMEIDA SANTANA

    Boa tarde, Dr.ª
    Saiu uma mancha roxa no meu ante-braço e agora está coçado o que sera??

  12. Doutora estou com manchas escuras,que coçam nas costas e estão grandes.
    Já passei por um dermatologista e ela falou que poderia ser por causa do remédio mas já troquei de remédio e não resolveu nada.

  13. boa noite a + ou – 2 anos eu tenho um problema que de mes em mes me encomoda muito ja fui ao medico e eles me dao pomadinhas fiz exame de sangue e nada consta eu fico cheia de coceiras, principalmente nas pernas e cicatrizes que tenho uma de mordida de cao e outra de uma pequena queimadura fica umas bolinhas brilhosas que sangra muito e se espalham na regiao onde comeca a sair as bolinhas fica tudo duro e as vezes da vontade de raspar pois elas doem demais e alem disso eu tenho muito suores noturnos tenho que trocar meus lencoes diariamente pois sangra das feridas e fica tudo molhado do suor ja me disseram que pode ser febre me ajude por favor eu ja fui em 2 medicos ja me deram ant alergicos eu tomei e nao deu resultados, aguardo sua resposta, muito obrigada!

  14. Boa noite Dra Paula!
    Eu tenho um sinal nas costas que começou a cocar e descamar e ficou como se estivesse meio ferido… Sei que você nao pode dar diagnostico, mas tem chance de ser câncer de pele? Tem alguma outra coisa que pode ficar assim que nao seja câncer?
    Aguardo a resposta!
    Obrigada.

  15. DOUTOA BOA NOITE MEU FILHO TEM UMAS MACHASVERMELHA MEIO VINHO NA CABEÇA E COÇA E FAZ FERIDINHAS O DERMATO FALOU QUE NAO É NADA FALOU QUE E DO COURO CABELUDO E PASSOU 1 FORMULA. TENHO MEDO QUE SEJA ALGO GRAVE. ISSO COSTUMA SER O QUE A SENHORA SABE ELE. TEM 30 ANOS A SENHORA ATENDE UNIHOSP.GRATO

  16. oi Dra, eu sou morena, tenho uma mancha na perna escura, ela começou pequena parecendo um caroço depois foi crescendo parecendo uma impinge, coça muito e cocei ficou parecendo um machucado, criou uma casca preta e dói se eu tocar, nossa tá horrível, me ajude pode ser câncer? NOS MEU BRAÇOS NOTEI QUE ESTÃO NASCENDO TBM BEM PEQUENAS…as manchas são vermelhas

  17. boa tarde DRA PAULA TENHO 43 ANO TRABALHO DE MOTOBÓI A UNS SEIS MESES A PELE DA MINHA MÃO COMEÇOU A ARDE E NÃO PAROU MAIS QUANDO ESTOU EXPOSTA AO SOL E A NOITE ARDE PASTANTE AS VEZES TENHO QUE USAR POMADA PRA QUEIMADURA PRA ALIVIA MAIS OLHANDO APARENTEMENTE NÃO TE MANCHA; AGRADEÇO SE VC PODER MI AJUDAR.

  18. Boa noite Dr,Paula tenho 28 ano estou com mancha na Pelé localizada na canela está manchas surgiu a mais de 1 ano e meio elas são grossas e cocam muito que dá vontade de se ferir e já usei vodol mas não resolve
    Será que é câncer de pelé ?

  19. Drª Paula, estou com uma ferida pequena no nariz, vermelha, ela coça, passei Neomicina mas não cicatrizou, estou achando que é câncer de pele, pois sou de pele branca e já tomei bastante sol durante minha vida, possuo hoje 42 anos.

  20. ola estou muito preocupada tenho manhas escuras nas partes intimas e caça muito a mancha esta almentando estou comedo de afetar outras partes do meu corpo pode ser canse?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s